segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Conheça os remédios naturais que estão presentes em sua cozinha

untitled-2-2.jpg
Fotos: Flirck e Wikimedia Commons

Quando estamos gripados, alho e mel costumam ser usados para reduzir os efeitos do vírus que nos adoece.  Esses são apenas alguns dos remédios naturais que estão presentes em sua cozinha. Canela, vinagre de maçã e orégano também podem ser úteis e em alguns casos pode até ajudar a controlar a glicose em diabéticos, segundo o Earth911
Além disso, os alimentos curativos podem permitir a não utilização de remédios convencionais, em algumas situações. Conheça a lista de produtos que não podem faltar em seu armário:

  • Vinagre de maçã
Além de temperar suas saladas, este tipo de vinagre possui propriedades antimicrobianas e, de acordo com a Universidade de Maryland Medical Center, pode ajudar pacientes a se recuperar de uma intoxicação alimentar. Usar o vinagre ajuda também aos diabéticos no controle da glicose, de acordo com um estudo realizado na Universidade do Arizona.
  • Gengibre
Além de ser bom para enjôos que surgem durante viagens de avião, por exemplo, mascar o gengibre cru também auxilia no tratamento de doenças estomacais. De acordo com a Arthritis Foundation, o gengibre tem propriedades anti-inflamatórias que podem ajudar a reduzir a dor articular e rigidez para algumas pessoas. Além disso, o caule pode ajudar a aliviar dores musculares e reduzir as cólicas menstruais.
  • Alho
Há quem não abra mão de temperar os alimentos com alho. Além de cuidar do sabor da comida, este hábito ajuda a manter a saúde cardíaca. De acordo com o Centro Nacional para Medicina Complementar e Alternativa, o alho pode ser bom para evitar doenças do coração e reduzir a pressão arterial. E há também o poder curativo dos resfriados. A Academia Americana de Médicos de Família sugere que consumir dois dentes de alho cru por dia.
  • Orégano
oregano.jpgFoto: Joi
Usar o orégano fresco é levar para seu corpo um alimento com ação antibacterianas e antifúngicas. Na versão mais comumente encontrada no mercado, ele pode ter efeito um semelhante, porém mais suave. Em 2012, alguns produtores de frango começaram a usar óleo de orégano com substituto de antibióticos para os animais, informou o New York Times. Estudos ainda estão sendo feitos para comprovar os efeitos dessa hortaliça para a cura de sinusite.
  • Canela
Este é mais um alimento para os diabéticos implementares em suas dieta, por ajudar no controle da glicose, segundo ao instituto de pesquisa médica norte-americanoMayo. Outros estudos apontam que este condimento pode ter propriedades anti-inflamatórias, anti-microbianos e anti-oxidante.
  • Mel
mel.jpg
Foto: Scott Bauer
Muita gente já usa o mel para ajudar a reduzir as tosses, um estudo da Mayo prova que para crianças de até dois anos esse alimento natural é tão eficaz quanto qualquer remédio disponível em farmácias. Outras linhas de pesquisas também revelam o poder de cicatrização de queimaduras. Além disso é um excelente adoçante natural. 

Um comentário: