quarta-feira, 14 de agosto de 2013

SÃO PAULO RECEBE INVESTIMENTOS DE R$ 60 MILHÕES PARA PRESERVAR MEIO AMBIENTE

O Estado de São Paulo receberá investimentos de R$ 60,4 milhões para aplicar em ações e iniciativas de conservação e preservação do meio ambiente, além de promover desenvolvimento sustentável, por meio do programa Crédito Ambiental Paulista.

Os recursos foram anunciados pelo governo estadual no Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, com o objetivo de colaborar com a recuperação ambiental do estado.
O programa inclui o sistema de Cadastro Ambiental Rural (CAR), que auxiliará o agricultor a conciliar as atividades com a conservação da natureza. Já o Crédito Recuperação de Matas Ciliares será voltado para recuperar esse tipo de vegetação em pequenas propriedades rurais que são utilizadas para exploração familiar. 
O Estado ainda criará 40 Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) e investirá na melhoria das que já existem, com o Incentivo e Atendimento a Florestas Privada. 
Os resíduos sólidos também receberão recursos para incentivar a reciclagem, coleta e tratamento adequado, o que beneficiará 1 mil catadores, sendo 500 em 2013 e 500 no ano que vem. Neste campo, serão comprados 181 caminhões compactadores de lixo e 15 caminhões de coleta seletiva de lixo, destinados às prefeituras.
As áreas contaminadas deverão aplicar medidas de prevenção e correção, conforme decreto assinado que regulamenta a prática de melhoria e proteção do solo e das águas subterrâneas.
Na esfera educacional, o programa de crédito irá estimular a inovação em instrução ambiental, com concurso de projetos voltados para a sustentabilidade.
O Crédito Ambiental Paulista também lançou uma novidade tecnológica: um aplicativo do sistema que visa aproximar os usuários das informações e assuntos a respeito da natureza de São Paulo. A ferramenta disponibilizará notícias do portal, orientações sobre os parques estaduais e urbanos, dados sobre a qualidade do ar e das praias, locais dos postos de coleta de óleo de cozinha e outros.
Por fim, na capital paulista, um novo parque será inaugurado, o Jequitibá, no Dia Mundial do Meio Ambiente do próximo ano, que será localizado entre São Paulo, Osasco e Cotia. Além disso, a cidade  iniciou a construção do Parque Cândido Portinari, na zona oeste, ao lado do Parque Villa-Lobos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário