quarta-feira, 28 de agosto de 2013

O Desenvolvimento Sustentável das terras secas

Juazeiro fotografado no segundo semestre de 2008, em Parambu, no Sertão de Crateús Foto: Cid Barbosa
Juazeiro (Ziziphus joazeiro), em Parambu, no Sertão de Crateús Foto: Cid Barbosa

A primeira edição da Conferência Científica da Iniciativa Latinoamericana de Ciência e Tecnologia para Implementação da Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca (ILACCT) começa nesta quarta-feira ( 28) e segue até sexta-feira ( 30), no Centro de Convenções de Sobral, no Ceará.
O evento é uma iniciativa do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), em parceria com instituições como a Comisión Económica para América Latina y el Caribe (Cepal),Instituto Argentino de Investigaciones de las Zonas Áridas (Iadiza) e a Fundação de Meteorologia do Estado do Ceará (Funceme). A organização conta com o apoio da Prefeitura de Sobral, da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Ceará e da Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA), entre outras instituições.

O objetivo da reunião é tratar o conhecimento que está sendo produzido sobre odesenvolvimento sustentável das terras secas e a desertificação na América Latina e Caribe. A ideia é criar uma rede de produção de conhecimento sistematizada que possa servir de subsídio para a tomada de decisões. Representantes de 22 países participarão do encontro para acompanhar a iniciativa e debater as questões propostas.
A desertificação é um problema de alcance global. De acordo com as Nações Unidas, 41% das terras do mundo são consideradas secas, e uma em cada cinco pessoas vive em áreas afetadas pela desertificação. Cerca de 25% das terras da América Latina e Caribe são consideradas áridas e concentram aproximadamente 28% da população (145 milhões de pessoas).
Para o assessor técnico do CGEE e organizador do evento, José Roberto Lima, a conferência será um exemplo para os próximos encontros da iniciativa. “Temos pesquisadores vindo da Europa e da África para saber como a ideia pode se disseminar. Estão todos olhando para este evento, pois é a primeira vez que há uma região se organizando cientificamente para produzir conhecimento e apoiar a implementação da convenção”, explicou.
A ILACCT é uma plataforma de trabalho criada para a facilitar atividades de ciência e tecnologia na região da América Latina e Caribe. A inciativa é composta por todos os países da região, representados por seus Pontos Focais Nacionais (PFN); pelos corresponsáveis nacionais de ciência e tecnologia; por representantes de instituições científicas; organizações não governamentais; e outras partes interessadas.
A iniciativa foi implementada durante uma conferência realizada em julho de 2008, em Salvador (BA). O objetivo é promover o intercâmbio de conhecimentos científicos e tecnológicos para melhorar a formulação e implementação de estratégias e políticas de combate à desertificação, e os efeitos da seca na região.
Mais informações: www.ilacct.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário