sábado, 17 de agosto de 2013

FAO pede que nações em desenvolvimento parem de usar pesticidas perigosos

Países em desenvolvimento deveriam acelerar a retirada de pesticidas altamente perigosos de seus mercados depois que 23 crianças foram contaminadas na Índia, afirmou a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) nesta terça-feira.
As crianças do estado indiano de Bihar morreram no começo deste mês depois de comerem na escola arroz e curry de batata contaminados por monocrotofos, um pesticida considerado altamente perigoso pela FAO e pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

“Experiências em muitos países em desenvolvimento mostram que a distribuição e o uso de produtos altamente tóxicos muitas vezes oferecem riscos para a saúde humana e para o meio ambiente”, afirmou a FAO.
Monocrotofos é banido em muitas nações, mas um painel de especialistas governamentais na Índia foi persuadido por fabricantes de que o produto era mais barato e eficiente do que as alternativas para controlar pestes que afetam a agricultura.
Apesar de o governo indiano argumentar que os benefícios de pesticidas fortes, se manejados corretamente, são maiores do que os perigos, a recente tragédia reforça as criticas de que tal manejo não é fiscalizado.
A FAO afirmou que muitos países não possuem os recursos para administrar corretamente o armazenamento, a distribuição, a utilização e o descarte dos pesticidas e assim reduzir seus riscos.
“Produtos altamente perigosos não deveriam estar disponíveis para agricultores que não possuem o conhecimento ou os equipamentos necessários para manejá-los”, acrescentou a FAO.
Monocrotofos é atualmente proibido na Austrália, China, União Europei e nos Estados Unidos, mas continua sendo utilizado em muitos países na África, Ásia e América Latina.
Traduzido por Fabiano Ávila
Leia o original (inglês)


fonte: http://www.institutocarbonobrasil.org.br/?id=734726

Nenhum comentário:

Postar um comentário