domingo, 4 de agosto de 2013

Célula faz fotossíntese artificial e gera hidrogênio

m
Manganês é peça-chave para o processo da fotossíntese artificial/Foto: Fotemas

A palavrinha ‘fotossíntese’ certamente te faz lembrar daquelas aulas de biologia dos tempos de escola, não é verdade? Trata-se do processo através do qual as plantas (seres que produzem o próprio alimento) transformam a energia luminosa em química, ao processar compostos como o dióxido de carbono. Lembrou? Então, saiba agora que as células fotoeletroquímicas fazem uma “fotossíntese artificial” para gerarem hidrogênio. Detalhe: sem poluir o meio ambiente.

Cientistas australianos da Universidade Monash conseguiram produzir em laboratório uma reação química que imita o processo de fotossíntese das plantas. A diferença é que, em vez de produzir carboidratos, como nos vegetais, os pesquisadores produziram hidrogênio, considerado como o combustível do futuro. "Nós copiamos a natureza, pegando os elementos e mecanismos encontrados nas plantas, que evoluíram ao longo de três bilhões de anos, e recriamos um desses processos em laboratório," explicou o professor Leone Spiccia.
 imagem c�ula
A fórmula demonstra, cientificamente, o processo da fotossíntese artificial/Imagem: Angewandte Chemie
Os pesquisadores criaram um dispositivo para imitar a fotossíntese: uma célula solar ou fotoeletroquímica, que usa uma tensão elétrica, a luz do sol e água, com o objetivo de gerar energia suficiente para quebrar a molécula de água e liberar o hidrogênio. A notícia boa é que este hidrogênio pode ser utilizado em células a combustível para a geração de eletricidade sem qualquer emissão de gases poluentes, causadores do efeito estufa.
“Um aglomerado de manganês é essencial para a capacidade de uma planta utilizar água, dióxido de carbono e luz do Sol para produzir carboidratos e oxigênio. Versões sintéticas desses aglomerados foram desenvolvidas pelo professor Charles Dismukes algum tempo atrás, e nós as levamos um passo adiante, domando a capacidade dessas moléculas em converter água em seus elementos componentes - oxigênio e hidrogênio”, destacou Spiccia.
Atualmente, o catalisador de manganês opera continuamente a 1,2 volts, mesmo ficando vários dias sob a exposição do sol. Agora, o objetivo dos pesquisadores é aprofundar ainda mais os estudos em relação a essa descoberta, com a finalidade de aumentar a eficiência desse processo promissor para a sustentabilidade ambiental do planeta.

fonte: http://www.ecodesenvolvimento.org/noticias/celula-faz-fotossintese-artificial-e-gera

Nenhum comentário:

Postar um comentário