segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Árvores grandes têm papel elementar no estoque de carbono das florestas tropicais



Um novo estudo publicado no periódico Global Ecology and Biogeography, conduzido por dezenas de pesquisadores em florestas tropicais, indica que as árvores mais antigas e maiores estocam quase a metade da biomassa acima do solo, e, portanto, enormes quantidades de carbono. 


“Apenas 3% das florestas é composto de árvores grandes, mas elas armazenam até metade da biomassa”, comentou o coordenador da pesquisa Ferry Slik, da Academia Chinesa de Ciências.
Além disso, as pesquisas mostraram que a densidade de árvores grandes e de biomassa acima do solo está significativamente associada com variáveis climáticas, indicando que as mudanças climáticas afetarão o estoque de biomassa nas florestas tropicais.
A composição de espécies dos diferentes estratos florestais interagirá com estas mudanças futuras na biomassa, também sendo afetadas por um clima mais quente, indica a pesquisa.
Árvores grandes (Diâmetro a altura do peito – DAP  ≥ 70 cm) têm quantidades imensas de biomassa (folhas, caules, galhos, sementes, etc), mas muitos estudos mostram que elas podem ser vulneráveis às mudanças no clima, potencialmente levando a um declínio na absorção de carbono pelas florestas.
A biomassa acima do solo foi calculada em 120 áreas intactas de florestas úmidas na África, América Latina e Ásia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário