segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Finep lança edital na área de recursos hídricos

A FINEP - Agência Brasileira da Inovação acaba de lançar Chamada Pública de R$ 19 milhões em recursos não reembolsáveis provenientes do Fundo Setorial CT-Hidro/FNDCT. O objetivo é apoiar projetos estruturados em rede de pesquisa e desenvolvimento tecnológico de produtos e processos inovadores no setor de Recursos Hídricos.


Serão selecionadas propostas que se enquadrem nos temas “Detecção e Remoção de Micropoluentes Emergentes” e “Produtos e Processos Inovadores”. O formulário para apresentação de propostas estará disponível no site da FINEP no dia 22 de julho e os interessados têm até o dia 30 de agosto para enviar o projeto por meio eletrônico. A divulgação do resultado final está prevista para o final de novembro. Conforme a Chamada Pública, pelo menos 30% dos recursos deverão ser aplicados nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Poderão candidatar-se Instituições de Pesquisa Científica e Tecnológica (ICT), públicas ou privadas sem fins lucrativos, preferencialmente em parceria com empresas brasileiras que atuem no setor. Uma mesma instituição poderá participar em mais de uma rede, desde que a unidade de pesquisa e as equipes responsáveis pela apresentação de cada uma das propostas sejam distintas.

Os projetos deverão estar organizados em formato de Rede de Pesquisa, as quais deverão conter, no mínimo, três subprojetos, a serem executados por ICTs distintas, participantes da Rede. Cada Rede deverá, portanto, ser constituída por, no mínimo, três ICTs diferentes. Cada proposta poderá concentrar-se em apenas um dos temas prioritários ou concorrer nos dois.

Com esta iniciativa, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação  e a FINEP esperam contribuir para o desenvolvimento e o aperfeiçoamento de alternativas técnicas e processos tecnológicos inovadores, preferencialmente de baixo custo, de alta sensibilidade e de fácil utilização, aplicáveis no setor de recursos hídricos.

fonte: http://www.institutocarbonobrasil.org.br/?id=734671

Nenhum comentário:

Postar um comentário