quarta-feira, 5 de junho de 2013

DIA INTERNACIONAL DO MEIO AMBIENTE – Uma pequena reflexão.



O hoje é o dia internacional do meio ambiente e cada um de nós temos que ter uma postura proativa em relação à situação atual e futura da questão ambiental. A sociedade tem que repensar a postura consumista. A sociedade necessita firmar um pacto rumo ao desenvolvimento sustentável.

A saída para combater essa realidade é investir na educação, focando na educação básica, pois a criança de hoje é um dos principais instrumentos para modificar o futuro. Fico muito triste com a postura da sociedade atual que só faz alguma coisa em função de um dia comemorativo, com o objetivo de promoção pública.
Temos que promover a discussão sobre a questão ambiental de maneira transparente. O Brasil necessita com urgência de uma reforma de valores em todas as esferas. Fico triste, com relação a essa medida de criação de novos municípios, pois isso vai custa muito caro aos cofres da união. É necessário que isso seja colocado nas discussões e socializado para sociedade através dos meios de comunicação. Na grande maioria dos casos de luta pela  emancipação desses distritos, de modo camuflado, o que existe é o interesse de políticos sedentos por conseguir uma nova teta e no caso do Nordeste fundar mais um curral eleitoral. E a sociedade desses distritos, levado pelo calor da emoção e total desinformação, compra essa idéia e levanta a bandeira. A criação desses novos municípios não vai resolver os problemas urbanos, mas fragmenta-los e a médio e longo prazos maximiza-los. O certo era investir corretamente os recursos públicos. Valorizar setor críticos para um crescimento sustentável, como por exemplo, a educação. Hoje a realidade é a seguinte em relação ao impacto gerado pela ocupação urbana: as cidades ocupam apenas 3% da superfície terrestre do planeta, consomem 75% dos recursos naturais, produzem 50% dos resíduos mundiais e são responsáveis por 60 a 80% das emissões dos gases de efeito estufa. A urbanização só vai continuar a distorcer as taxas desproporcionais de consumo.

Segundo a ONU, continuando o padrão de vida da raça humana somado ao crescimento populacional, serão necessários três planetas Terra para suporta o padrão de vida do homem. Hoje é necessário um planeta e meio. Amanhã é um novo dia e a degradação continuará. ATÉ QUANDO?

Nenhum comentário:

Postar um comentário