domingo, 16 de junho de 2013

Empresa paulista usa bambu para filtrar água



A partir de uma reclamação surgiu uma solução econômica para a reutilização de água em Mogi Guaçu, em São Paulo. Uma empresa produtora de tomates na cidade recebeu uma notificação da prefeitura devido ao mau cheiro provocado por seus resíduos, essa foi a motivação para que tivesse início um projeto para impedir o despejo dos resíduos em solo público.

O tratamento de esgoto convencional consiste em um tanque cheio de pedras britadas ou outro material que serve de suporte para aderência e desenvolvimento dos micro-organismos. O modelo criado utiliza o bambu, que é um material mais leve e barato, para reter as partículas poluentes e fazer com que a água fique apta à reutilização.
A estação foi desenvolvida pelo biólogo Fábio César Fraga, professor do Centro Guaçuano de Educação Profissional (Cegep) e o engenheiro agrônomo Alexandro Batista Ricci, professor na Faculdade Municipal Professor Franco Montoro. Para fazer o projeto, eles se inspiraram em um estudo da Unicamp sobre o uso de bambu.
Desde que a empresa adotou o processo ecológico, há dois meses, já foram reduzidos em cerca 90% o oxigênio consumido na degradação da matéria orgânica. A iniciativa também diminui o uso de água no processo de lavagem da fruta, que será reutilizada, o que representa uma economia de até 30% na conta.
Investindo 20 mil reais, a empresa instalou um sistema que evita multas por contaminação do meio ambiente e ainda tem um retorno por conta do reaproveitamento da água. Além disso, criou cisternas para que a água utilizada no processo de lavagem do tomate seja usada na irrigação de áreas verdes e nos sanitários da empresa. Com informações do G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário