
O Relatório da Economia Criativa 2010 (Creative Economy Report 2010) da UNCTAD (Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento) já está disponível para consulta edownload no portal Observatório Brasileiro da Economia Criativa. Para acessar, basta clicar neste link.
O lançamento oficial da mais completa publicação mundial sobre a Economia Criativa já traduzida para o português acontece logo mais, em Portugal, durante a abertura do o Encontro Luso-Brasileiro de Territórios Criativos. A iniciativa é do Ministério da Cultura do Brasil, por meio da Secretaria da Economia Criativa (SEC/MinC).
O encontro é realizado em Lisboa, no Espaço Brasil, situado no LX Factory, e faz parte da vasta programação de encerramento do Ano do Brasil em Portugal, evento artístico cultural promovido pela Funarte (Fundação Nacional das Artes do Brasil).
Documento servirá a todos os países lusófonos
A Secretária da Economia Criativa do Ministério da Cultura do Brasil, Cláudia Leitão, durante o lançamento, faz a palestra Uma economia criativa que fala português: proposta de um modelo de desenvolvimento para os países da CPLP a partir da Cultura.
“A economia criativa emerge, no mundo, como um dos principais pilares do desenvolvimento econômico sustentável. E esse documento será uma importante ferramenta à disposição dos estudiosos, gestores públicos e empreendedores criativos de todos os países de língua portuguesa”, afirma Cláudia Leitão.
A cerimônia de abertura tem a participação do diretor da Ação Cultural da Comunidade de Países de Língua Portuguesa – CPLP, Luis kadjimbo, e da presidente da instituição luso-brasileiraEspírito Santo Cultura, a portuguesa Maria João Bustorff, além de outras autoridades, gestores públicos, pesquisadores, professores e estudantes.
O Creative Economy Report 2010 é um relatório bianual, traz números e dados sobre os segmentos criativos no mundo. Sua tradução foi autorizada pela UNCTAD ao Ministério da Cultura do Brasil e realizada pela Fundação Itaú Cultural por meio da Lei Rouanet, a lei federal brasileira de incentivo fiscal à Cultura.
Visite o hotsite do Encontro Luso-Brasileiro de Territórios Criativos.
(texto: Assessoria de Comunicação Social da Secretaria da Economia Criativa do Ministério da Cultura do Brasil)
Nenhum comentário:
Postar um comentário