segunda-feira, 3 de junho de 2013

O que nos reserva a Semana do Meio Ambiente


O Juazeiro – aqui fotografado no segundo semestre de 2008, em Parambu, no Sertão de Crateús – é um dos exemplos de resistência do bioma Caatinga Foto: Cid Barbosa

A Prefeitura de Fortaleza abre oficialmente nesta segunda-feira (3), às 19 horas, no Paço Municipal, a Semana Municipal do Meio Ambiente. Durante a solenidade, o prefeito Roberto Cláudio assinará os termos de cooperação para adoção de praças do município, por meio do“Programa de Adoção de Praças e Áreas Verdes”.

A iniciativa visa permitir que tanto cidadãos quanto empresas passem a cuidar das áreas verdes do município de Fortaleza. A ação contribui com exemplos de cidadania e responsabilidade social, sendo permitido em contrapartida que as empresas participantes tenham seus logotipos estampados nestes locais, em placas mencionando a parceria.
Com o tema “Urbanismo e Meio Ambiente: Sustentabilidade e Integração”, o evento compreende diversas ações, em vários pontos da cidade, como a 4ª Conferência Regional / Fortaleza de Meio Ambiente – Fortaleza e Região Metropolitana, na terça-feira (4), das 8h às 17h, na Assembleia Legislativa; ação de combate à poluição sonora, no Dia Mundial do Meio Ambiente (5);e , Realização do Fórum Adolfo Herbster: A Cidade no Futuro, O Futuro na Cidade: Sustentabilidade e Integração, na sexta-feira, a parir das 8h30, na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).
Estado
A Semana Estadual do Meio Ambiente, de 4 a 8 de junho, está prevista para Fortaleza, Limoeiro, Russas e Jaguaribara. A abertura oficial será amanhã (4), às 8h30, na Assembleia Legislativa do Estado Ceará, com a Conferência Regional de Meio Ambiente de Fortaleza e Região Metropolitana.
Além da solenidade, haverá uma palestra com o tema “Resíduos Sólidos: Visão de ontem, hoje e futuro com foco na logística” e o lançamento das campanhas “Vamos cuidar do Ceará, um Ceará sem Lixão” e “Certificação Selo Produto Verde”. Segundo a Assessoria de Imprensa do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam), este selo será para produtos compostos por matéria-prima reciclada de resíduos sólidos, para o gozo de benefícios e incentivos fiscais concedidos a contribuintes no Estado do Ceará.
Ainda, no mesmo dia, haverá apresentação do programa “Ceará Carbono Zero”, com o lançamento do inventário de emissões de gases de efeito estufa e o plano de ação e estratégias de mitigação e compensação das atividades da Copa das Confederações e da Copa Mundial de Futebol.
No dia seguinte (5), uma ação ambiental no Parque do Cocó contará com a presença de lutadores de MMA, que participam do reality show de televisão “TUF Brasil 2”, da TV Globo. O objetivo da ação é minimizar os impactos de carbono que serão gerados no evento esportivo do UFC em Fortaleza, no ginásio Paulo Sarasate, no dia 8. Os atletas deverão participar de um plantio de mudas no parque.
No dia 6, Limoeiro do Norte abre a Conferência Municipal da Região Jaguaribana, recebendo diversos municípios para debater demandas locais sobre gestão e descarte de resíduos sólidos. No mesmo dia, Russas lança os Projetos “Desenvolvimento de Praticas de Manejo Florestal Sustentável na Região do Baixo Jaguaribe” e “Implementação do Programa de Eficiência Enérgica para as industrias cerâmicas do Baixo Jaguaribe”, resultante do acordo de cooperação financeira entre o Fundo Socioambiental (FSA) da Caixa Econômica e o Conpam com apoio do Fundo Nacional do Meio Ambiente  (FNMA).
Um projeto de Aquicultura Sustentável para o açude Castanhão vai ser lançado no dia 7, em Jaguaribara. No dia 8, em Fortaleza, o Governo do Estado lança o projeto Parques da Copa no Parque do Cocó. Na ocasião, segundo a Assessoria de Comunicação do Conpam, também será apresentado o convênio firmado entre Conpam e Universidade Federal do Ceará (UFC) para a atualização do estudo da poligonal do parque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário