sábado, 15 de junho de 2013

Science divulga artigo sobre a poluição ambiental por nitrogênio na América Latina



Estudo realizado pelo presidente do conselho deliberativo do IPAM, Luiz Antônio Martinelli, em parceria com outros pesquisadores do Brasil, Bolívia, Argentina, Venezuela e México, foi divulgado em abril pela revista Science e alerta para o perigo do aumento de nitrogênio na atmosfera.

De acordo com o artigo, emissões industriais, queimadas e desmatamento de florestas tropicais, além do uso abusivo de fertilizantes na agricultura, liberam o nitrogênio na atmosfera, formando o óxido nitroso (N2O), causador do efeito estufa e da chuva ácida.
O estudo aponta que o excesso desse gás no ambiente pode afetar seriamente os solos, a atmosfera e os recursos hídricos e alerta para que medidas políticas sejam tomadas com urgência, principalmente nas zonas tropicais, para evitar problemas no clima, na saúde e na qualidade da água das regiões.
A revista Science é uma das mais prestigiadas publicações voltadas à ciência do mundo, conhecida por divulgar importantes descobertas científicas. Em 2007, foi contemplada com o Prêmio Príncipe das Astúrias de Comunicação, juntamente com a revista Nature.
Clique aqui para ter acesso ao artigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário