quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Dia do Consumo Consciente: Aniversário sem Presentes

artigos e estudos


Por Fábio Rocha, Colunista de Plurale e Especialista em Gestão Sustentável e sócio-diretor da Damicos Consultoria e Negócios/fabio@damicos.com.br
Ações cotidianas, concretas e voluntárias de consumo consciente permitem a qualquer pessoa contribuir para a preservação do meio ambiente e melhorar a qualidade de vida de todos.
Você é o tipo de pessoa que entra no supermercado e avalia cada produto que vai colocar dentro do carrinho ou não está nem aí para sua origem e se realmente precisa daquilo naquele momento - muitas vezes, pagando caro por sua escolha? Ou então adora produtos bem baratos, de origem um tanto quanto suspeita e que podem ser consumidos de forma exagerada, sem passar por sua cabeça que está por trás desse baixo custo à exploração da mão-de-obra e geração de problemas sociais ou, até mesmo, o trabalho infantil?

A consciência tem um preço, o qual nem todo mundo concorda em pagar, já que aparenta ser mais elevado do que se gostaria. Hoje, muitas questões, sobretudo as ecológicas e ambientais, perpassam o seu despertar, nem sempre aceito com tanta prontidão quanto necessário. Criar uma nova cultura que abra espaço para a qualidade e uma vida sustentável ainda parece utópico e distante.
No entanto, o aumento populacional e o consumo desenfreado há tempos vêm gerando problemas de grande monta que se tornam cada vez mais críticos, ao ponto de ameaçar a viabilidade de toda espécie de vida sobre a Terra. Esse contexto iminente faz parte de todo um sistema, desencadeado por uma lógica de funcionamento que necessita ser repensada para uma mudança urgente e global.
A principal referência neste tema no Brasil é uma organização não-governamental focada neste conceito, o Instituto Akatu, criado há mais de dez anos no âmbito do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social. Seu objetivo, desde o princípio, foi educar e mobilizar a sociedade para o consumo consciente.
A palavra “Akatu” vem do tupi e significa, ao mesmo tempo, “semente boa” e “mundo melhor”, traduzindo a idéia de que o mundo melhor está contido nas ações de cada indivíduo.
O consumo consciente ou sustentável é um conceito bem mais aberto, que hoje está além da direção da economia, dos direitos do consumidor e da reciclagem de lixo. Não é uma postura reativa, mas leva o consumidor a se identificar como um protagonista dentro desse amplo contexto social, político e cultural. O consumidor tem poder. Pode e deve usá-lo em benefício de uma sociedade mais sustentável. Ele parte da forma básica do cidadão consumidor para se tornar um consumidor cidadão.
No dia 15 de outubro é comemorado o Dia do Consumo Consciente. A data foi instituída pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), no Brasil, para conscientizar a população sobre os problemas socioambientais que os padrões atuais de produção e consumo estão causando ao planeta Terra e aos próprios seres humanos.
Para nortear as ações do governo nessa área, o MMA lançou, em 23 de novembro de 2011, o Plano de Produção e Consumo Sustentável (PPCS), documento que articula as ações governamentais, do setor produtivo e da sociedade por um Brasil com padrões mais sustentáveis de produção e consumo.
O PPCS tem seis objetivos:
- Fomentar no país as compras sustentáveis.
- Promover a educação para o desenvolvimento sustentável.
- Trabalhar a agenda ambiental na administração pública de forma a transformar os prédio e a gestão pública para que se tornem mais sustentáveis.
- Trabalhar o varejo sustentável.
- Aumentar a reciclagem.
- Fomentar novas cadeias produtivas e torná-las fonte de renda para os catadores nos grandes centros.
A origem de tudo
Em 2003, o Brasil aderiu ao Processo de Marrakesh e o MMA comprometeu-se a promover o consumo sustentável como uma das diretrizes da pasta. O documento solicita e estimula que cada país membro das Nações Unidas, subscritor do processo, desenvolva seu plano de ação para promover o alcance de padrões sustentáveis de consumo e produção, alinhados com as necessidades de desenvolvimento social e econômico, dentro, porém, dos limites da capacidade ambiental.
No âmbito internacional, a organização não governamental Consumers International (CI) promoveu uma mobilização mundial (Global Consumer Action Day) no dia 15 de outubro de 2008, com o objetivo mostrar a importância da educação para o consumo sustentável. O movimento contou com a adesão de mais de 40 instituições membros da CI e outros grupos de consumidores em 33 países.
Diante deste contexto, vamos pensar sobre atitudes para um consumo consciente. Alguma práticas fáceis de adotar são: Como ser um consumidor consciente
- Leve uma sacola de pano ou plástico reutilizável para o supermercado e evite as sacolinhas plásticas;
- Priorize serviços e produtos de empresas com responsabilidade socioambiental;
- Tente equilibrar a satisfação pessoal com o ambientalmente correto, socialmente justo e economicamente viável;
- Consuma alimentos produzidos localmente e dê prioridade aos sem agrotóxico.

fonte: http://www.plurale.com.br/noticias-ler.php?cod_noticia=12684

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