A Natura investe 2,67% da receita em pesquisas de inovação para viabilizar projetos
e ações que contribuam para a conservação do meio ambiente Foto: Banco de imagens Natura
A Natura foi classificada como uma das empresas mais sustentáveis do mundo. O reconhecimento se deu por meio do Corporate Knights, grupo canadense de produtos financeiros, mídia e pesquisa que elabora o Global 100, ranking das empresas com as melhores práticas de sustentabilidade.
A empresa recebeu o reconhecimento pela quarta vez. Em 2010, primeiro ano em que fez parte da lista, ocupou o 99º lugar. Em 2011 ocupou a 66ª posição e, em 2012, entrou para o seleto grupo das mais sustentáveis do mundo, com a obtenção da segunda classificação.
Em 2013, repete a segunda colocação alcançada no anterior e registra a porcentagem de 73,78% no ranking geral de avaliação. A primeira colocada na edição 2013 do ranking é a Umicore, empresa belga de materiais de tecnologia, metalurgia e químicos. A Natura é, portanto, a empresa mais sustentável da Hemisfério Sul, segundo o Global 100.
A Corporate Knights analisou mais de quatro mil empresas de médio e grande porte para elaboração do ranking. A análise foi baseada em métricas inovadoras de ações sustentáveis, como quantidade emitida de dióxido de carbono (CO2), uso racional de energia e água, além de tratamento adequado do lixo. A pesquisa é feita em 22 países.
A Corporate Knights, que se autodenomina “uma empresa de capitalismo limpo”, encarta trimestralmente uma revista homônima nos jornais The Globe and Mail (Canadá) e The Washington Post (Estados Unidos). O ranking Global 100 está publicado na edição 42 da revista Corporate Knights. Para visualizá-la, basta clicar aqui.
Um dos itens avaliados pelo grupo canadense, por exemplo, é o investimento das empresas no desenvolvimento de pesquisas de inovação para elaboração de projetos sustentáveis. Neste segmento, a Natura investe aproximadamente 2,7% da receita.
Para conhecer a relação de empresas classificadas no ranking e os resultados dos parâmetros analisados pela Corporate Knights, basta fazer o download do arquivo Excel disponível aqui.
Fundada em 1969, a Natura é a maior fabricante brasileira de cosméticos e produtos de higiene e beleza e líder no setor de venda direta no Brasil, com uma receita anual superior a R$ 5,5 bilhões.
Sediada em Cajamar, São Paulo, a companhia conta com quase sete mil colaboradores, que atuam nas operações do Brasil, Argentina, Chile, México, Peru, Colômbia e França. Adotando a venda direta como modelo de negócios, atualmente reúne mais de 1,518 milhão de consultoras.
A Natura defende a inovação como um dos pilares para o alcance de um modelo de desenvolvimento sustentável. No ano passado, destinou R$ 146,6 milhões e lançou 164 itens, atingindo um índice de inovação, percentual da receita proveniente de produtos lançados nos últimos dois anos, de 64,8%.
fonte:
http://blogs.diariodonordeste.com.br/gestaoambiental/sustentabilidade/3424/
Nenhum comentário:
Postar um comentário