No treinamento, em Juazeiro (BA), foram realizadas práticas de colocação de cabo guia, uso de equipamentos e escadas, e técnicas de subidas e amarrações Foto: Divulgação / Caixa
A Caixa Econômica Federal informa que, por intermédio do Fundo Socioambiental Caixa, financiou projeto de geração de renda e energia renovável, que vai beneficiar mil residências do Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV) na Bahia. A iniciativa promoveu o treinamento em Segurança no Trabalho em Altura para moradores dos condomínios Morada do Salitre e Praia do Rodeadouro, ambos em Juazeiro (BA).
O projeto consiste na instalação de sistemas de microgeração eólica e solar em unidades habitacionais do PMCMV, além do treinamento dos moradores como profissionais de instalação e manutenção de painéis solares. Das 40 pessoas que participaram da iniciativa, 17 são mulheres. Isso permitirá uma renda para famílias com rendimento inferior a três salários mínimos.
Segundo a Caixa, A energia gerada irá abastecer as áreas comuns de cada condomínio, devolvendo à rede de eletricidade o que não for utilizado. A estimativa é de que tal medida pode representar a geração de um valor mensal de renda extra de até R$ 110 para cada família. A energia não consumida pelo condomínio poderá ainda, ser vendida à concessionária ou a consumidores livres, gerando renda que será dividida entre os moradores, podendo também ser utilizada em melhorias das condições locais.
Além de beneficiar as famílias com uma renda extra, o projeto pretende produzir energia limpa e renovável, contribuindo para a redução de gases de efeito estufa, além de proporcionar incentivo à organização social, à formalização de empreendedores individuais e à participação em ações de formação e capacitação técnica.
Trabalho em Altura
Trabalho em altura é toda atividade executada acima de dois metros do nível inferior em que haja risco de queda. Foram realizadas práticas de colocação de cabo guia, uso de equipamentos e escadas, e técnicas de subidas e amarrações, conforme instruções normativas da NR35. Essa norma e estabelece os requisitos mínimos e as medidas de proteção para o trabalho em altura, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores envolvidos com essa atividade.
Além do treinamento prático, os participantes tiveram aulas teóricas, que abordaram os seguintes temas: normas e regulamentos aplicáveis ao trabalho em altura; análise de riscos potenciais inerentes em altura; condutas em situações de emergência, incluindo técnicas de resgate e primeiros socorros; sistemas, equipamentos e procedimentos de proteção coletiva e individual.
Fundo Socioambiental
De acordo com a Caixa, desde 2006, o Programa Caixa Objetivos do Milênio (ODM) vem criando oportunidades nas áreas de educação e geração de trabalho e renda. O Fundo Socioambiental Caixa, instituído em 2010, destina recursos correspondentes a até 2% do lucro anual do banco para apoio a projetos socioambientais.
O acompanhamento dos projetos selecionados é realizado pelos Comitês Regionais Caixa ODM, vinculados às Superintendências Regionais da Caixa, de forma a garantir que o apoio do Fundo Socioambiental Caixa represente um avanço do compromisso do banco, na promoção da cidadania e da sustentabilidade econômica e socioambiental no País.
fonte: http://blogs.diariodonordeste.com.br/gestaoambiental
Nenhum comentário:
Postar um comentário