sábado, 1 de junho de 2013

Coleta seletiva soma 164t de resíduos



Quixadá. Enquanto o consócio do aterro sanitário do Sertão Central ainda não tem previsão de funcionamento, as cidades da região estão se destacando em matéria de coleta seletiva de lixo. Nos cinco primeiros meses de 2013, o programa ambiental desenvolvido pela Companhia Energética do Ceará (Coelce), o Ecoelce, arrecadou 164 toneladas de resíduos recicláveis nos municípios de Quixadá, Quixeramobim, Banabuiú, Choró, Ibaretama e Ibicuitinga. Conforme a assessoria da Coelce, esses números representam 30,2% do material coletado em todas as regiões do Estado.


A maior parte do material vendido para reciclagem é de garrafas pet e papelão. Em Quixadá, há uma empresa que recebe os resíduos para o devido processamento. O programa ambiental da Coelce está presente em todo o Estado FOTO: ALEX PIMENTEL

Segundo o coordenador geral do Ecoelce, Odailton Arruda, a região realmente surpreendeu. Ele atribui o crescimento significante a vários fatores. Um deles está na mobilização da população, dos consumidores. Outro está relacionado as campanhas de divulgação e orientação do programa, feita pelos próprios municípios. Há ainda o empenho das empresas cadastradas para realização da seleção e empacotamento do material destinado a reciclagem. Uma delas, funciona em Quixadá e a outra, em Quixeramobim.

Nos levantamentos feitos pela coordenação do Ecoelce, juntando as cinco macrorregiões do Ceará, a coleta seletiva para reciclagem chegou a 543 toneladas, recebidas ente janeiro e a primeira quinzena de maio. Mas nem todo resíduo é reciclável. Na lista do programa constam papel e papelão, garrafas de plástico de refrigerante, latas de cerveja e refrigerante, embalagens tipo longa vida, embalagens de vidro, ferros em geral, arames e pregos e ainda embalagens de plástico, de detergentes, margarinas, copos e derivados. O óleo de cozinha completa a lista.

De acordo com o coordenador do programa socioambiental, Odailton Arruda, o Ecoelce existe desde 2007. Desde então, beneficiou mais de 421 mil clientes em todo o Estado. Concedeu R$ 1.682.721,39 em descontos na conta de luz e um total de 14.295 toneladas de resíduos recicláveis arrecadados. Além dos 22 pontos em Fortaleza e Região Metropolitana, o Interior do Ceará conta atualmente com mais 43 pontos de coleta fixos e móveis. Em Quixadá, existem seis postos de coleta. Em Quixeramobim, são dois, e nas outras cidades do Centro do Estado existe um posto em cada. Os endereços dos locais estão disponíveis no portal do Ecoelce, www.coelce.com.br .

Processamento
Em Quixadá, a responsável pela coleta e comercialização do lixo reciclável é a Recicla Nordeste. Segundo o proprietário, Mansueto Miranda, sua empresa tem capacidade para processamento médio de 44 toneladas por mês.

A maior parte do material vendido para reciclagem é de garrafas pet e de papelão. O negócio é rentável, principalmente ecologicamente. Atualmente ele emprega oito funcionários no trabalho de seleção e prensagem do lixo seletivo recolhido em Quixadá, Banabuiú, Choró e Ibaretama. Ele destaca as prefeituras de Banabuiú e de Choró como excelentes parceiros.

Mas para aderir à iniciativa e trocar lixo por bônus na conta de energia, o titular da fatura deve solicitar seu cartão Ecoelce. Ele possui um chip no qual ficam registrados os dados do cliente, cadastrando-se, com a conta em mãos, nos postos de coleta do programa. Com o cartão, basta o cliente levar o lixo reciclável ao posto de coleta e registrar os bônus para sua próxima fatura de energia. Além do mais os participantes ainda concorrem a sorteios de refrigeradores e televisores, acrescenta Miranda.

O cartão corresponde à unidade consumidora para a qual o cliente quer creditar o desconto. Quando o consumidor leva resíduos recicláveis a um posto de coleta, o cartão é passado numa máquina e, via web, o valor é creditado na conta de energia, de acordo com a categoria do resíduo coletado. A próxima fatura já virá com o desconto. Caso o valor da bonificação seja superior ao total da conta, o excedente é creditado automaticamente na fatura seguinte.

Mais informações
Companhia Energética do Ceará
Fortaleza
Programa Ecoelce
0800.285019
http://www.coelce.com.br/

Alex pimentelColaborador 


FONTE: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1272891

Nenhum comentário:

Postar um comentário