sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Brasil Orgânico e Sustentável abre inscrições para agricultura familiar

Os produtos orgânicos devem ter padrão de oferta aos mercados de bares, hotéis, restaurantes e no varejo Foto: Agência Diário / Kid Júnior
Os produtos orgânicos devem ter padrão de oferta aos mercados de bares, hotéis, restaurantes e no varejo Foto: Agência Diário / Kid Júnior
Sessenta empreendimentos da agricultura familiar irão participar da Campanha Brasil Orgânico e Sustentável. As inscrições podem ser feitas até o próximo dia 26, no site doMinistério do Desenvolvimento Social (MDS). Para os agricultores familiares essa é uma oportunidade de promover seus produtos, uma vez que, com a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, o Brasil terá grande atenção.

O diretor do Departamento de Geração de Renda e Agregação de Valor da Secretaria da Agricultura Familiar do MDA, Nilton Pinho de Bem, explica que as cooperativas que fazem parte da campanha são apoiadas pelo Ministério por meio de políticas públicas como o Programa de Ater Mais Gestão (para gestão de cooperativas) e os programas de compras públicas da agricultura familiar. “A campanha é uma excelente oportunidade para apoiar as cooperativas na comercialização e promoção de vendas de seus produtos”, disse.
Serão montados estandes em várias cidades sedes da Copa. Cada estande contará com a participação de seis empreendimentos da agricultura familiar representando seus produtos. Os empreendimentos selecionados participarão dos quiosques durante sete dias em cada cidade, entre os dias 11 a 27 de junho de 2014, dependendo da cidade sede.
Campanha
A campanha Brasil Orgânico e Sustentável consiste em inserir os produtos orgânicos, da agricultura familiar, em pontos de degustação, canais de venda direta, participação em eventos de projeção nacional e internacional, sempre com a marca Brasil Orgânico e Sustentável. Esses produtos estarão presentes também nos eventos esportivos e nos demais eventos paralelos à realização dos jogos da Copa do Mundo de 2014.
O projeto é uma iniciativa do Governo Federal, por meio do MDS, Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e Ministério do Esporte (ME), em parceria com a Agência de Cooperação Alemã (GIZ) e Associação Brasil Orgânico e Sustentável (Abrasos).
Seleção
Os empreendimentos interessados devem possuir um ou mais dos seguintes selos: Selo de Identificação da Participação da Agricultura Familiar (Sipaf)Produto Orgânico do Brasil;Comércio JustoIdentificação GeográficaMaior percentual de sócios inscritos no Cadastro Único para programas sociais do Governo Federal; ou acessar o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
Deverão possuir, também, produtos com padrão de oferta aos mercados de bares, hotéis, restaurantes e no varejo, além de ter interesse em inserir e / ou ampliar a oferta de seus produtos nesses setores.
Cada empreendimento deverá preencher integralmente o questionário de seleção no site do MDS que deverá ser enviado até às 23h59 do dia 26 de janeiro para Audrei dos Santos Soares no seguinte e-mail: audrei.soares@mds.gov.br. Qualquer dúvida entrar em contato pelo telefone: (61) 2030-1119.

fonte: http://blogs.diariodonordeste.com.br/gestaoambiental/agroecologia/brasil-organico-e-sustentavel-abre-inscricoes-para-agricultura-familiar/

Nenhum comentário:

Postar um comentário