sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Consumidor mundial está mais consciente, revela pesquisa

consumoconsciente 300x213 Consumidor mundial está mais consciente, revela pesquisa
A mudança positiva pode ser percebida principalmente em países em desenvolvimento. Foto: Divulgação

Os consumidores de todo o mundo estão cada vez mais conscientes e tomando atitudes para preservar o meio ambiente. A conclusão consta em pesquisa global recente feita pela Tetra Pak, que considerou a percepção de mais de sete mil consumidores em 13 países.
A mudança positiva pode ser percebida principalmente em países em desenvolvimento, onde 32% dos consumidores consideram a preservação do meio ambiente como um indicador de qualidade de vida, contra apenas 12% dos entrevistados dos mercados maduros.

Segundo o levantamento, na maioria dos países, inclusive no Brasil, as embalagens cartonadas foram consideradas a melhor opção, em relação ao respeito ao meio ambiente, uma vez que que o papel é uma matéria-prima renovável. Além disso, 50% dos consumidores acreditam que o uso do polietileno de baixa densidade (LDPE), conhecido como plástico verde, feito a partir de cana-de-açúcar, irá melhorar ainda mais a imagem das embalagens cartonadas.
No mundo, mais da metade dos consumidores (73%) está disposta a pagar mais por um litro de leite, desde que seja envasado em uma nova embalagem ecologicamente correta. No Brasil, o número de compradores dispostos a pagar 5% ou mais por esta mesma embalagem sobe para 77%.
Selos ambientais
De acordo com o estudo, 37% dos consumidores buscam regularmente selos ambientais, sendo que 54% deles confiam nas informações contidas nas embalagens dos produtos. Este número representa um aumento de quase 20%, em comparação com as opiniões de 2011.
Além disso, em todo o mundo, um em cada cinco consumidores reconhece o selo do FSC (Forest Stewardship Council), e associa a imagem com uma gestão florestal sustentável.
No Brasil, 90% dos representantes da indústria e 23% dos consumidores reconhecem o selo do FSC e sabem qual o significado da imagem, o que reforça a importância desta comunicação nas embalagens.
O levantamento realizado pela Tetra Pak, em parceria com a Firefly Millward Brown, é realizado a cada dois anos, desde 2005. O relatório traz as considerações de entrevistados dos Estados Unidos, Brasil, Reino Unido, França, Alemanha, Bélgica, Holanda, África do Sul, Turquia, Índia, Rússia, China e Japão.
fonte: http://envolverde.com.br/noticias/consumidor-mundial-esta-mais-consciente-revela-pesquisa/

Nenhum comentário:

Postar um comentário