sábado, 25 de janeiro de 2014

Telhados verdes funcionam mesmo

telhardo-verde-

eficiência dos telhados verdes para reduzir temperaturas e aumentar a umidade do ar da região onde estão instalados acaba de ser comprovada cientificamente por um pesquisador da Universidade de São Paulo (USP). Esses pequenos oásis no alto de edifícios podem arrefecer as chamadas ilhas de calor. Elas se formam nos grandes centros urbanos por causa da radiação solar potencializada pela forte concentração de concreto, asfalto e poluição atmosférica, e também pela da ausência de vegetação. Nessas verdadeiras estufas as temperaturas podem ser até 10 graus mais elevadasque na periferia das cidades.

Para atestar que os telhados verdes realmente atenuam as temperaturas nas regiões onde estão instalados, o geógrafo e professor da USP Humberto Catuzzo comparou as temperaturas do alto de dois prédios no coração da cidade de São Paulo: um deles é a sede da prefeitura – o edifício Conde Matarazzo – que abriga, há alguns anos, um verdejante jardim em seu topo, logo acima do famoso viaduto do Chá. O outro é oedifício Mercantil/Finasa, localizado a pouco mais de 50 metros de distância do prédio da prefeitura e sem telhado verde.
Os resultados não deixaram dúvidas: o edifício Mercantil/Finasa – com telhado tradicional de concreto – apresentou médias de temperatura 5,3 ºC maior que o Conde Matarazzo e umidade do ar quase 16% menor.
A explicação do geógrafo Catuzzo à Agência USP: “A vegetação do telhado verdeabsorveu grande parte da radiação solar emitindo menor quantidade de calor para a atmosfera. Essa absorção foi de cerca de 30% de luz da radiação solar.
Ainda segundo o pesquisador esse tipo de telhado “aumenta a qualidade ambientaldas cidades podendo fazer parte de políticas públicas dos municípios como forma de ampliar as áreas verdes”.

FONTE: http://planetasustentavel.abril.com.br/blog/sustentavel-na-pratica/telhados-verdes-funcionam-mesmo/?utm_source=redesabril_psustentavel&utm_medium=facebook&utm_campaign=redesabril_psustentavel_sustentavelnapratica

Nenhum comentário:

Postar um comentário