quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

TELHADOS BRANCOS PARA DIMINUIR A TEMPERATURA DA CIDADE

Com o passar dos anos, devido as variações climáticas e o aumento da densidade urbana, as cidades tem se tornado cada vez mais quentes. Grandes metrópoles como São Paulo e Rio de Janeiro por exemplo, sofrem com a temperatura sufocante das áreas de grande massa urbana que dificulta a circulação de vento e absorve grande parte do calor gerado por incidência solar e pelas próprios sistemas humanos, como queima de combustíveis.
Para remediar esse processo de auto-aquecimento nesses microclimas, diversas medidas estão sendo adotadas e várias técnicas vem chamando a atenção da sociedade, que já percebeu a urgência que a questão climática necessita. Telhados e coberturas verdes, elementos de sombreamento e resfriamento já foram apresentados ao público e vem representando um aumento no leque de técnicas sustentáveis na construção civil.
Recentemente uma nova técnica de aplicação simples entrou no grupo de ações sustentáveis em prol do conforto ambiental e eficiência energética de edificações e cidades. Os telhados brancos proporcionam uma redução das ilhas de calor e consequentemente representam uma economia de energia por uso de resfriamento artificial. Isso, por conta de seu índice de refletância. Enquanto as coberturas com superfícies escuras absorvem cerca de 80% do calor gerado pela radiação solar, as coberturas brancas refletem 90%, absorvendo apenas 10% e deixando o ambiente até 30% menos quente.
Segundo o secretário executivo da Seman, Dionísio Neto, a implantação do telhado branco, além de proporcionar uma melhoria térmica, ainda desempenha a função de compensador de CO2. "Essa ação é um projeto piloto que ajudará a diminuir os gastos com ar-condicionado, ventilador, geladeira e, consequentemente, a emissão de gases do efeito estufa, pretendemos levar a ideia para as escolas e outros prédios públicos, o que, em última análise, também ajudaria a controlar os efeitos nocivos do aquecimento global", destacou Dionísio na I Oficina de Construções Sustentáveis.
O tema já foi discutido na Rio+20 e atualmente já existem empresas comercializando materiais que servem como refletores solares e impermeabilizantes para telhados. Caso a técnica se torne comum, em 20 anos poderá evitar a emissão de 24 trilhões de toneladas de dióxido de carbono na atmosfera.

Telhados brancos
Telhados brancos - Arquitetura Sustentavel (3)Telhados brancos - Arquitetura Sustentavel (2)Telhados brancos - Arquitetura Sustentavel (4)Telhados brancos - Arquitetura Sustentavel (1)

 fonte: http://arquiteturasustentavel.org/telhados-brancos-para-diminuir-a-temperatura-da-cidade/

Nenhum comentário:

Postar um comentário