domingo, 26 de janeiro de 2014

LANÇADAS PUBLICAÇÕES SOBRE MONITORAMENTO DA BIODIVERSIDADE

Brasília (23/01/2014) - Na tarde dessa quarta-feira (22) foram lançadas, no Parque Nacional de Brasília, oito novas publicações que fazem parte do projeto "Monitoramento da Biodiversidade com Relevância para o Clima em nível de UC, considerando medidas de adaptação e mitigação". Esse trabalho é realizado em parceria entre o Ministério do Meio Ambiente (MMA), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), agência alemã de cooperação internacional.

Estiveram presentes o chefe do Parque Nacional de Brasília, Paulo Carneiro; a representante da embaixada alemã, Kordula Mehlhart; o diretor do Departamento de Conservação da Biodiversidade (DCBio/MMA), Carlos Alberto Scaramuzza; o diretor de Pesquisa, Avaliação e Monitoramento da Biodiversidade do ICMBio, Marcelo Marcelino de Oliveira; a coordenadora-geral de Pesquisa e Monitoramento da Biodiversidade, Kátia Torres Ribeiro; e o coordenador de Monitoramento da Conservação da Biodiversidade, Marcelo Kinouchi. As publicações têm o objetivo de facilitar, em longo prazo, o monitoramento da biodiversidade brasileira.
Na ocasião, Paulo Carneiro deu as boas-vindas a todos os presentes e cedeu a palavra aos representantes das outras entidades que compuseram a mesa. Kordula Mehlart, representante alemã, destacou a importância do trabalho coordenado entre o Brasil e a Alemanha. Segundo ela, essa é uma parceria estratégica que trará respostas a muitos questionamentos e soluções para o futuro. As publicações são fruto de anos de pesquisa e muito trabalho, e surgem da necessidade de conservação e do uso sustentável da biodiversidade, tendo em vista os diversos fatores prejudiciais que podem se tornar desastrosos ao meio ambiente. Carlos Alberto Scaramuzza classificou as publicações como um material elegante e interessante e que deve ser implementado com urgência não só nas unidades de conservação.
Compõem o kit de publicações três guias de procedimentos de borboletas, plantas, aves e mamíferos; quatro guias de identificação de borboletas nos biomas Cerrado, Mata Atlântica sul e norte, e Amazônia; além do "Roteiro Metodológico do Monitoramento da Biodiversidade" e "Monitoramento in situ da Biodiversidade" .

Comunicação ICMBio
(61) 3341-9291

fonte: http://www.icmbio.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=4607&Itemid=172

Nenhum comentário:

Postar um comentário