sexta-feira, 20 de abril de 2012


Impulsione seu sistema imunológico com plantas e ervas medicinais

Vegetais naturais e ervas beneficiam os nossos corpos e ajudam a aumentar nossa imunidade natural à doença. | Foto: McKay Savage / Flickr (CC by 2.0)

Existem diversas ervas e vegetais capazes de impulsionar o sistema imunológico humano, que muitas vezes são enfraquecidos por tomar antibióticos em demasia.

Aqui estão apenas alguns exemplos, com explicações sobre como estes vegetais naturais e ervas podem auxiliar o corpo e apoiar a imunidade natural às doenças. A sugestão foi retirada do site GreenProphet mas, o CicloVivo adverte: se você tiver algum problema de saúde, procure um médico especialista.
AstragaloUma erva muito utilizada na medicina tradicional chinesa que ajuda na digestão e atua como um estimulante do sistema imunológico, bem como um diurético. A erva é usada em pessoas com falta de apetite, diarreia ou fezes moles, sangue nas fezes e sangramento uterino. Ele também contém polissacarídeos, saponinas e flavonóides. Praticantes da medicina chinesa também usam a planta para tratar sintomas de HIV/AIDS; especialmente fadiga, perda de peso, suores noturnos e insônia.
PimentãoEstes vegetais de sabor doce vêm em cores diferentes, que vão do verde claro ao vermelho. Eles contêm um carotenóide chamado licopeno que protege nosso organismo contra diversos tipos de câncer. O pimentão contém vitaminas A, C, B (1,3,5, e 6), bem como vitaminas E e K. Eles também contêm boas quantidades de outros antioxidantes carotenóides, incluindo o alfa e beta-caroteno. Compre os orgânicos, porque os não-orgânicos podem ter elevados índices de pesticidas.
Unha de Gato: Uma planta lenhosa, com ganchos parecidos com espinhos. É encontrada nas florestas tropicais sul-americanas que tem sido muito utilizada para tratar problemas de saúde, incluindo artrite, úlceras estomacais, inflamação, disenteria e febre. Também contém antioxidante e alcalóides oxindólicos, que reforçam a capacidade do sistema imunológico para destruir os agentes patogênicos.
EchinaceaMembro da família da margarida, a enchinacea é uma erva popular que foi identificada como capaz de aumentar a imunidade e evitar infecções. Também tem sido dita capaz de prevenir e tratar infecções do trato respiratório, bem como o resfriado comum.
Ganoderma: Este cogumelo duro e amargo é também conhecido como Reishi. É usado para promover a saúde e longevidade na medicina tradicional chinesa. Os proponentes alegam que o ganoderma pode aliviar a fadiga, manter o colesterol sob controle, controlar a pressão arterial elevada, melhorar inflamações, construir estamina, e apoiar o sistema imunológico.
Alho: Este tempero teve um longo histórico de valor medicinal. Em um estudo recente conduzido pela Dra. Ellen Tattelman, professora assistente no Albert Einstein College of Medicine da Universidade Yeshiva, Nova York, constatou que o alho tem propriedades cardiovasculares, antimicrobianas e antineoplásica. O alho é usado quase que diariamente como tempero na cozinha mediterrânea e do Oriente Médio.
Gengibre: Diz-se que esta planta reduz inflamação, doenças cardiovasculares, coágulos e colesterol. Ele é frequentemente usado na medicina chinesa e é comumente usado para tratar vários tipos de "problemas estomacais", incluindo a doença de movimento, a doença da manhã, cólica, dor de estômago, gases, diarreia, náusea causada pelo tratamento de câncer, náuseas e vômitos após cirurgia, bem como perda de apetite.
Ginseng: Outra erva comum na medicina chinesa. A variedade mais comumente estudada é Panaxginseng e é usada para aprimoramento do raciocínio, memória, concentração e eficiência do trabalho, resistência física e resistência atlética. É também utilizada no tratamento da síndrome da fadiga crônica (SFC), para estimular o sistema imunológico, e para combater as infecções específicas em uma doença pulmonar chamada fibrose cística. Seu principal componente ativo, ginsenosides, foi provado que têm propriedades anti-inflamatórias e anti-câncer.
Gingko biloba: Tem sido usado na medicina tradicional para tratar doenças do sangue e melhorar a memória. Estudos científicos ao longo dos anos encontraram evidências de que apoiam estas alegações. Diz-se também que o Gingko biloba ajuda no tratamento de demência (incluindo doença de Alzheimer) e má circulação nas pernas. Ele também pode ser bom para melhorar a memória em idosos. Estudos de laboratório mostraram que a Ginkgo melhora a circulação dilatando os vasos sanguíneos e reduzindo a viscosidade das plaquetas do sangue. Estas árvores têm vida muito longa, muitas vezes podem viver até mil anos.
Cúrcuma (açafrão-da-terra)Esta especiaria contém curcumina, que tem propriedades antioxidantes notáveis. É também antibacteriana, anti-inflamatória e traz benefícios suavizantes no estômago. Reduz a inflamação, estimulando as glândulas supra-renais para aumentar o hormônio que reduz a inflamação. Estudos recentes indicam que esta solução também pode ser benéfica no tratamento do câncer por neutralização das células radicais livres. Com informações do GreenProphet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário