domingo, 1 de abril de 2012


Congresso Internacional Virtual vai debater temas da Rio+20


em gastar dinheiro com transporte e hospedagem, cientistas, estudantes e representantes da sociedade civil estarão reunidos durante três semanas, por meio da internet, no Congresso Internacional Virtual. Entre os temas estão a economia verde e a inclusão socioprodutiva pela agricultura familiar.

A ideia é debater previamente, de 9 a 30 de abril, os temas que serão levados para a Rio+20, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, que ocorrerá de 13 a 22 de junho. A realização do congresso é do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura. O coordenador do evento pelo MDA, Guilherme Abrahão, destacou que um dos desafios é colocar a agricultura familiar como indutora do desenvolvimento sustentável dentro dos debates centrais da Rio+20.
“O MDA vem contribuindo para a construção do posicionamento brasileiro para a Rio+20. Temos nos esforçado para colocar a agricultura familiar como instrumento indutor do processo de desenvolvimento rural sustentável. Hoje, 70% do alimento do brasileiro são produzidos pelo agricultor familiar, que trabalha de forma mais fraterna com os recursos naturais, sabendo que assim terá condições de produzir por mais tempo e com mais qualidade”, disse Abrahão.
Para reforçar o compromisso do pequeno agricultor com a preservação ambiental, o MDA está finalizando um programa, para o segundo semestre, focado na produção sustentável. Por meio da distribuição de cartilhas, da realização de palestras e do uso de tecnologias digitais, o objetivo é atingir todas as regiões do país de forma ampla.
Abrahão disse que o Congresso Internacional Virtual está preparado para receber até dez mil inscrições, mas que a expectativa é que haja participação de três mil a cinco mil pessoas. As inscrições já estão abertas e são gratuitas, na página www.congressorio20.org.br, onde podem ser encontradas mais informações sobre o evento.
Vladimir Platonow, da Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário