sexta-feira, 20 de abril de 2012


Paulistanos vendem bolas de sementes em máquinas de guloseimas

A inspiração para o a criação do produto veio da técnica seed ball (bola de sementes), que foi inventada pelo japonês Masanobu Fukuoka. Foto: PermaCultured/Flickr l (CC2.0)

Uma banca de jornal no bairro de Pinheiros, em São Paulo, possui uma máquina de vendas inusitada. Ao invés de refrigerantes ou chocolates, são vendidas bolinhas de barro com sementes de plantas. Uma forma criativa e divertida de restaurar a natureza.

Nas máquinas tradicionais basta inserir uma moeda ou cédula para ter o seu produto, que normalmente é alguma guloseima ou um livro de bolso. Entretanto, os irmãos Marcelo e Lenah Barbosa tiveram a ideia de produzir, vender e distribuir sementes de árvores nativas e exóticas do Brasil.
A dupla paulista criou a empresa Florestando, com sede na cidade de Lupércio, a 428 km da capital. A inspiração, para a criação do produto, veio do Japão. Através da internet eles conheceram uma técnica chamada seed ball (bola de sementes), que foi inventada pelo japonês Masanobu Fukuoka.
A partir desta ideia que a esfera de barro com sementes e compostos orgânicos foi feita. Em contato com o solo, a estrutura protege as sementes até que chova. Só então, a esfera se racha e o vegetal pode crescer livremente. O período de germinação varia de 30 a 45 dias.
O produto, batizado de “Bolota Viva”, ainda está em fase de testes. Mas, a dupla afirma que, até agora, estão satisfeitos com o resultado. A semente vendida atualmente é de jequitibá-branco, uma árvore que está na lista de espécies ameaçadas do Estado de São Paulo.
Novos tipos de semente estão sendo testadas. “Queremos variar as sementes, usar flores e outros tipos de materiais”, afirma Lenah Barbosa que também é responsável pelo marketing da empresa.
A Florestando sugere que as bolinhas sejam jogadas nos locais onde não há árvores e flores, como em áreas abandonadas, margens de rios, nascentes, encostas, locais erodidos. Cada bolinha é vendida por apenas um real. Também é possível comprar o material pelo siteCom informações do Curiocidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário