segunda-feira, 2 de abril de 2012


IPCC alerta sobre riscos de desastres climáticos irreversíveis

A escassez de água deve ser um dos problemas a atingirem tanto as regiões desenvolvidas, como os países ainda em desenvolvimento. | Foto: Tim J Keegan/Flickr

Os impactos causados pelo aquecimento global voltam às pautas do Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima (IPCC). Um documento divulgado na última quarta-feira (28) alerta novamente o mundo sobre os possíveis desastres climáticos.

Segundo o relatório, é preciso que as nações estejam preparadas para enfrentar temperaturas mais altas, secas mais intensas e, em outros casos, chuvas mais violentas. O estudo “Gestão de riscos de eventos extremos e desastres para avançar na adaptação às mudanças climáticas”, ainda exalta o fato de que todos os países, mesmo os desenvolvidos, estão sujeitos a estes impactos.
Para chegar aos resultados finais divulgados no documento, foram analisados mil estudos acadêmicos publicados. O material deve servir para a produção de um grande informe do IPCC. Entre as análises estão provas de que as mudanças climáticas foram responsáveis por “episódios extremos que ocorrem há 50 anos”, conforme informado no relatório. Além disso, é prevista uma intensificação disso nas próximas décadas.
O Brasil, estando entre os países tropicais, deve ser mais afetado pelas chuvas. Já as secas podem ocorrer com mais intensidade no Sul da Europa, países Mediterrâneos e Estados Unidos. A água, ou a escassez dela, deve ser um dos problemas a atingirem tanto as regiões desenvolvidas, como os países ainda em desenvolvimento.
“O mundo deverá adaptar-se e reduzir [suas emissões de gases de efeito estufa] se queremos enfrentar a mudança climática”, declarou o presidente do IPCC, Rajenda Pachauri. Para ele, as medidas devem ser aplicadas antes que os danos se tornem irreversíveis. Com informações do Globo Natureza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário