domingo, 29 de abril de 2012


Turbina eólica é capaz de transformar ar em água limpa

Para que o sistema funcione adequadamente é necessário contar com ventos de, no mínimo, 24 km/h. | Imagem:Divulgação

A empresa Eole Water, com sede na França, desenvolveu uma tecnologia capaz de fornecer água limpa utilizando apenas a forca dos ventos. O conceito, que ainda está em fase de testes, usa a turbina para movimentar um sistema que capta as moléculas de água presentes no ar.

O equipamento está em fase de testes no deserto de Abu Dhabi e funciona da seguinte forma: o ar é absorvido por uma entrada de ar no topo da turbina, em seguida ele é aquecido para gerar vapor. Este vapor passa por um compressor de refrigeração que cria uma umidade, condensada e coletada. Esta água absorvida é encaminhada aos tanques de armazenamento, feitos em aço inoxidável, onde é filtrada e purificada.
Os testes no deserto começaram a ser feitos em outubro de 2011, após anos de trabalhos e pesquisas, em cima da ideia que surgiu em 1997. Desde o início tem sido possível produzir de 500 a 800 litros diários de água, em condições extremas. No entanto, a empresa fabricante espera que este potencial chegue a mil litros por dia.
Para que o sistema funcione adequadamente é necessário contar com ventos de, no mínimo, 24 km/h. Mesmo assim, esta é uma opção que promete ser eficiente na produção de água potável, principalmente, em comunidades remotas ou áreas de desastre.
A tecnologia foi baseada em três ideais: oferecer acesso à água potável, operar em plena autonomia e preservar o meio ambiente. A Eole Water conseguiu alcançar todos estes objetivos no conceito. Com informações do TreeHugger.

 A tecnologia foi baseada em três ideais: oferecer acesso à água potável, operar em plena autonomia e preservar o meio ambiente. | Imagem: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário