terça-feira, 17 de setembro de 2013

Bactéria comedora de óleo limpa o golfo do México

derramamento-petroleo-golfo-mexico-bacterias


Há alguns dias foi anunciado para geoquímicos reunidos na Flórida, que as águas profundas e prais contaminadas no trágico derramamento de óleo em águas profundas do Golfo do México foram limpas, a uma extensão muito grande, por bactérias. Estas bactérias começaram a consumir nitrogênio adicional e aturam como “comedores de petróleo” para limpar o Golfo.

A conclusão é baseada em análises do solo e amostras de água coletadas na praia de Pensacola, no Golfo do México. Estas amostras foram coletadas ao longo de um período de dois anos.
O Professor Joel Kostka, um microbiologista do Georgia Institute of Technology, em Atlanta, diz que “O petróleo é um produto natural, feito de plantas e animais em decomposição, e por isso é semelhante às fontes normais de alimento para essas bactérias. Mas porque o petróleo é pobre em nutrientes como o nitrogênio, o que pode limitar o quão rápido as bactérias crescem e a rapidez com que são capazes de quebrar o óleo. Nossa análise mostrou que algumas bactérias são capazes de resolver este problema si só obtendo seu próprio nitrogênio do ar “.
Ele ainda acrescenta “(…) por entender como o óleo é degradado por micróbios, e que os micróbios fazem o trabalho, bem como o impacto das condições ambientais que os cercam, podemos desenvolver formas de intervir para apoiar o processo de limpeza natural. No entanto, precisamos fazer isso de uma maneira muito comedida e orientada, a fim de evitar a longo prazo, o dano não intencional ao ecossistema. Por exemplo, no passado, fertilizante de azoto foi pulverizado sobre praias contaminadas para acelerar o trabalho das bactérias. Nossa análise mostra que, há bactérias que podem obter esse nitrogênio naturalmente, tal intervenção drástica pode não ser necessária. “


fonte: http://www.cienciasetecnologia.com/bacteria-comedora-oleo-limpa-golfo-mexico/#ixzz2f8nX5pdY

Nenhum comentário:

Postar um comentário