sábado, 14 de setembro de 2013

CHIP DE PLÁSTICO PODE DEIXAR ÁGUA DO MAR PRÓPRIA PARA CONSUMO


Crédito: Divulgação

Um chip de plástico, desenvolvido por pesquisadores americanos e alemães, é capaz de retirar os sais da água do mar, tornando-a potável.
O método utiliza uma pequena carga elétrica de três volts de eletricidade para reter as propriedades da água em uma parte da estrutura, separando os sais dos demais elementos presentes no líquido. O dispositivo conta com duas ramificações que, quando se unem, um eletrodo neutraliza alguns dos íons presentes na água. A partir daí, é criada uma zona de redução de íons, cujo campo elétrico é maior que no restante do chip.

Para filtrar a água do mar, o equipamento alcança uma velocidade de um nano litro por vez. No entando, o dispositivo pode ser aprimorado com baixos custos e quase nenhum impacto ambiental. Por enquanto, o chip retira apenas 25% dos sais marinhos, mas os pesquisadores vêm se esforçando para avançar até 99%, o suficiente para tornar a água própria para consumo.
O método pode ser uma alternativa para os problemas de escassez. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), quase metade da população mundial pode sofrer com falta de água potável até 2030.

Nenhum comentário:

Postar um comentário