domingo, 29 de setembro de 2013

LUZ ENGARRAFADA CRIADA POR BRASILEIRO É UTILIZADA EM MAIS DE 15 PAÍSES


Crédito: BBC

Garrafas plásticas pet com água e cloro foram a base de uma ideia desenvolvida por um brasileiro de Uberada (MG) para ser a alternativa de iluminação em dias de corte de energia elétrica. A solução criativa chamou a atenção não só dos vizinhos do mecânico Alfredo Moser, autor da invenção, mas também de entidades internacionais, alcançando mais de 15 países onde a energia é escassa.

O mecanismo é simples. Para iluminar o recinto, é necessário fazer buracos pela telha que possibilitem o encaixe das garrafas, de cima para baixo, utilizando cola de resina no entorno para evitar vazamentos. A pequena quantidade de cloro na garrafa impede que o líquido prolifere algas e fique verde. Com o material instalado, a refração da luz do sol ilumina o ambiente, chegando a alcançar entre 40 e 60 watts, segundo afirmou Moser, baseado na medição realizada por um engenheiro. Outra dica é encapar a tampa com fita preta, melhorando o funcionamento da lâmpada alternativa.
A ideia de Moser surgiu em 2002, período de frequentes apagões de energia no País. O criador afirmou que, na época, apenas as fábricas tinham energia. Neste cenário, o mineiro e seus amigos passaram a imaginar como fariam um sinal de alarme se não tivessem fósforos, em caso de emergência. O chefe de Moser, então, sugeriu o uso de garrafa plástica com água para refletir a luz do sol em mato seco, provocando fogo.
Com a ideia, Moser passou a fazer experimentos com o material e, então, desenvolveu a criação. A fundação de caridade MyShelter, nas Filipinas, soube da alternativa e resolveu utilizá-la na construção de casas sustentáveis que usa materiais reciclados, como bambu, pneus e papel. A entidade começou a fazer as lâmpadas em junho de 2011 e, agora, passa adiante o conhecimento para aumentar a renda de pessoas interessadas.
Nas Filipinas, a invenção foi bem-vinda diante do cenário de pobreza que engloba um quarto da população, além do alto custo da eletricidade. No País, 140 mil casas receberam instalação das lâmpadas de Moser. A ideia também se propagou para países como Índia, Bangladesh, Tanzânia, Argentina e Fiji.
De acordo com a MyShelter, a expectativa é que pelo menos um milhão de pessoas sejam beneficiadas com a ideia até o início de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário