quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Eficiência energética e as lâmpadas LED: Vantagens e apelo ambiental

tecnologia LED
LED – Diodo emissor de Luz (Foto: Reprodução)

A Eficiência Energética pode ser entendida como a obtenção de um serviço com baixo dispêndio de energia. Conceito este que se tornou ponto de destaque em debates devido às crises energéticas que estamos enfrentando. As demandas sempre crescentes por energia exercem no nosso planeta uma pressão que põe em risco nossa qualidade de vida futura. Além disso, atualmente, as fontes de nossa matriz energética, por vezes, não conseguem suprir essa demanda, ocasionando apagões energéticos.

Muitos são os critérios e referências que possuímos para caracterizar o quanto sustentável uma sociedade é, e com certeza uma delas é forma como a energia é obtida e utilizada. Na atual conjuntura onde presenciamos a intensa explotação dos recursos naturais de nosso planeta, é mais que necessário o uso de energia de fontes renováveis. Contudo, é importante também ressaltar que até nas formas de energias ditas como renováveis, existem aquelas que possuem um custo social muito grande, como é o caso das Usinas Hidrelétricas. De uma forma geral, o uso racional e inteligente deve ser priorizado, independente da fonte de energia.
Nesse contexto, o uso de materiais e tecnologias que aumentam a eficiência energética representa uma evolução, como é o caso das lâmpadas com a tecnologia LED. A ELEMENTAL vem desmitificar um pouco sobre esta recente tecnologia, ainda não popularizada como se deve ser.
Está bem, mas como essas lâmpadas funcionam?
Bem, como o nome diz LED (Light Emitting Diode) é um Diodo Emissor de Luz. O Diodo Semicondutor, quando atravessado por uma corrente elétrica, emite luz visível. O conceito físico é um pouco mais complexo que esta singela explicação, mas para o propósito do post, está de bom tamanho. O processo de emissão de luz pela aplicação de uma fonte elétrica de energia é chamado de eletroluminescência.
A luz emitida não é monocromática, mas a banda colorida é relativamente estreita. A cor, portanto, depende do cristal e da impureza de dopagem com que o componente é fabricado.  Uma luminária por LED é composta por várias lâmpadas e cada lâmpada é composta com dezenas de LEDs.
O.K, mas e as vantagens?!
Os LEDs têm muitas vantagens sobre lâmpadas incandescentes convencionais. Uma delas é que eles não têm um filamento que se queime e então durarão muito mais tempo. Além disso, seus pequenos bulbos de plástico os tornam muito mais duráveis. Eles também cabem mais facilmente nos modernos circuitos eletrônicos.
Com a capacidade de serem 95% mais econômico que as lâmpadas convencionais, as lâmpadas de LED duram até 10 vezes mais, além de serem 98% recicláveis, sem risco para o meio ambiente com a geração de material perigoso, como as fluorescentes.
Mas a principal vantagem é a eficiência. Em uma lâmpadas incandescente convencional, o processo de produção de luz envolve a geração de muito calor (o filamento deve ser aquecido). Isso é energia totalmente desperdiçada. A menos que você use lâmpadas como aquecedor, porque uma enorme porção de eletricidade disponível não está indo para a produção de luz visível. LEDs geram pouco calor. Uma porcentagem muito mais alta de energia elétrica está indo diretamente para a geração de luz, o que diminui a demanda de eletricidade consideravelmente.
Até recentemente, os LEDs eram muito caros para serem usados na maioria das aplicações de iluminação, porque eles são feitos com material semicondutor avançado. Entretanto, o preço de dispositivos semicondutores tem caído na última década, tornando os LEDs uma opção de iluminação mais viável para uma grande variedade de situações. Embora inicialmente eles possam ser mais caros que as luzes incandescentes, seu custo mais baixo ao longo do tempo de uso faz deles uma melhor aquisição. No futuro, os diodos terão um papel ainda mais importante no mundo da tecnologia.
 As lâmpadas LED oferecem diversas vantagens ambientais e podem ser encontradas de várias formas (Foto: Reprodução / Stellatech.com)
As lâmpadas LED oferecem diversas vantagens ambientais e podem ser encontradas de várias formas (Foto: Reprodução / Stellatech.com)
Algumas das  principais vantagens de se usar a tecnologia LED: 
Durabilidade:
  • Sua vida útil é superior a 60 mil horas (são 20 anos de uso, com 8 horas diárias de funcionamento);
  • Não contém partes móveis ou filamentos;
  • Possuem elevada resistência a vibrações e impactos;
  • Não utilizam componentes externos como reator, ignitor, starter, etc.;
  • Sua manutenção é virtualmente inexistente.
Eficiência:
  • Convertem 90% da energia recebida em luz e possuem baixa dissipação de calor;
  • Reduzem em até 95% o consumo de energia em relação às outras lâmpadas;
  • Religam imediatamente sem delay; e
  •  Eliminam o efeito Joule (perdas por aquecimento da rede). Seu fator de potência esta acima de 0,96.
Meio Ambiente:
  • São quase totalmente recicláveis (98%);
  • Seu descarte é simplificado, pois não possui mercúrio ou outras substâncias perigosas; e
  • Não emitem raios ultravioletas ou infravermelhos.

FONTE: http://elementalsolucoes.com.br/eficiencia-energetica-e-as-lampadas-led/

Nenhum comentário:

Postar um comentário