quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Neva no deserto do Atacama depois de 30 anos



Os arredores da cidade de San Pedro de Atacama, no Deserto Atacama, no Chile, recebeu neve neste domingo (25) depois de quase 30 anos sem que o fenômeno ocorresse no local, um espetáculo que modificou o cenário de uma das áreas mais secas do mundo.
Mas apesar da beleza gerada pela nevasca, a cidade da região de Antofagasta, que fica a cerca de 1200 quilômetros da capital chilena, Santiago, ficou ilhada pelo evento climático, e suas rotas de acesso foram fechadas.

A Direção Regional de Onemi Antofagasta declarou alerta amarelo para as províncias de Loa e Tocopilla até que as condições meteorológicas melhorem. As autoridades locais estão preocupadas que a neve derretida possa fazer com que alguns rios da região causem enchentes, como já ocorreu no passado.
“Com a declaração de alerta amarelo, se classificarão passo a passo os recursos necessários para intervir de acordo com a evolução do evento, com o objetivo de evitar que este cresça em extensão e severidade, evitando efeitos negativos nas pessoas, seus bens e o meio ambiente”, colocou a direção regional.
A prefeitura de San Pedro de Atacama também mostrou preocupação com alguns povoados, como Talabre, Machuca e Socaire, onde a neve caiu com mais intensidade. “Estamos todos alertas esperando, não houve nada ainda. Não há mais nenhuma novidade além dessa neve”, observou a prefeita, acrescentando que não há planos para evacuar os povoados.
“Esperamos que com o sol que temos [a neve] possa ir derretendo e não aconteçam grandes coisas”, concluiu a prefeita.
Crédito Imagem: Telesur

Nenhum comentário:

Postar um comentário