
Os arredores da cidade de San Pedro de Atacama, no Deserto Atacama, no Chile, recebeu neve neste domingo (25) depois de quase 30 anos sem que o fenômeno ocorresse no local, um espetáculo que modificou o cenário de uma das áreas mais secas do mundo.
Mas apesar da beleza gerada pela nevasca, a cidade da região de Antofagasta, que fica a cerca de 1200 quilômetros da capital chilena, Santiago, ficou ilhada pelo evento climático, e suas rotas de acesso foram fechadas.
A Direção Regional de Onemi Antofagasta declarou alerta amarelo para as províncias de Loa e Tocopilla até que as condições meteorológicas melhorem. As autoridades locais estão preocupadas que a neve derretida possa fazer com que alguns rios da região causem enchentes, como já ocorreu no passado.
“Com a declaração de alerta amarelo, se classificarão passo a passo os recursos necessários para intervir de acordo com a evolução do evento, com o objetivo de evitar que este cresça em extensão e severidade, evitando efeitos negativos nas pessoas, seus bens e o meio ambiente”, colocou a direção regional.
A prefeitura de San Pedro de Atacama também mostrou preocupação com alguns povoados, como Talabre, Machuca e Socaire, onde a neve caiu com mais intensidade. “Estamos todos alertas esperando, não houve nada ainda. Não há mais nenhuma novidade além dessa neve”, observou a prefeita, acrescentando que não há planos para evacuar os povoados.
“Esperamos que com o sol que temos [a neve] possa ir derretendo e não aconteçam grandes coisas”, concluiu a prefeita.
Crédito Imagem: Telesur
Nenhum comentário:
Postar um comentário