quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Países do G20 concordam em reduzir HFCs



Os países que participaram da última reunião do G20, em São Petersburgo, na Rússia, firmaram uma série de acordos para dar fim ao uso dos hidrofluorocarbonetos (HFCs), gases do efeito estufa (GEEs) mais potentes que o CO2 e utilizados em refrigeradores, condicionadores de ar e outras aplicações industriais.

De acordo com os Estados Unidos, o controle dos HFCs poderia reduzir as emissões de GEEs em até 90 bilhões de toneladas de dióxido de carbono equivalente entre hoje e 2050. Caso contrário, as emissões de HFCs podem crescer cerca de 20% nas próximas quatro décadas.
“Esse compromisso representa um passo importante para lidar com os HFCs através do mecanismo comprovado do Protocolo de Montreal”, afirmou a administração norte-americana em um comunicado. O Protocolo de Montreal é um tratado internacional firmado em 1987 que visa diminuir a produção e uso de substâncias que prejudicam a camada de ozônio.
Os líderes do G20 expressaram formalmente seu apoio a iniciativas complementares aos esforços da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC), concordando em utilizar as resoluções do Protocolo de Montreal para eliminar gradualmente a produção e o consumo de HFC.
Entre os países que concordaram em participar das novas medidas estão Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia, Turquia e União Europeia. O novo acordo também foi apoiado por Brunei, Cazaquistão, Espanha, Etiópia, Senegal e Singapura.
Além disso, os Estados Unidos e a China, que atualmente são os maiores emissores de GEEs do mundo, decidiram dar novos passos para reduzir os HFCs, criando um grupo de contato que abordará temas específicos, como o apoio financeiro e tecnológico a países em desenvolvimento em relação ao Protocolo de Montreal.
Ambas as nações também usaram o encontro para reafirmar seu compromisso, firmado em junho, em trabalharem juntas para reduzir o uso e consumo de HFCs. “Reiteramos nosso compromisso firme de trabalharmos juntos e com outros países cara firmarmos uma solução multilateral”, concluiu uma declaração conjunta.
Os norte-americanos ainda aproveitaram a ocasião para pedir que os países presentes parassem de investir em novas usinas de carvão. Alguns países escandinavos apoiaram os EUA nesse pedido para acabar com o financiamento de novas centrais carboníferas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário