quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Presidente do IPCC alerta que estamos ignorando nossos débitos com o planeta



Em um discurso bastante contundente, Rajendra Pachauri, presidente do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), entidade que reúne milhares de cientistas de dezenas de países, destacou que temos pouco tempo para agir para evitar os piores efeitos das mudanças climáticas.

“Estamos a cinco minutos da meia noite”, afirmou Pachauri nesta segunda-feira (2), em um evento em comemoração aos 20 anos da entidade ambientalista Green Cross International.



“Podemos utilizar os presentes da natureza como desejarmos, mas os débitos são sempre iguais aos créditos. Posso acrescentar que a humanidade tem completamente ignorado, desrespeitado e sido totalmente indiferente aos seus débitos? Hoje temos o conhecimento para mapear os débitos e já entendemos o que fizemos com a condição deste planeta”, disse.

“Não podemos nos isolar do que acontece neste planeta. As mudanças irão nos afetar de uma maneira ou de outra”, completou.

O IPCC divulgará seu novo relatório no próximo dia 27, e, de acordo com trechos que já apareceram na imprensa internacional, o documento apresentará que o grau de confiança da comunidade científica de que as ações humanas são um dos fatores principais para o aquecimento global é maior do que 95%. 

A entidade defende que, para evitar as piores consequências da elevação das temperaturas médias do planeta, seria preciso limitar o aquecimento em 2ºC. Porém, muitos já acham essa meta impossível, uma vez que nas últimas décadas pouco foi feito para reduzir as emissões de gases do efeito estufa.

Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), as projeções indicam que a temperatura média em todas as grandes regiões do Brasil será de 3º a 6ºC mais elevada em 2100 do que no final do século XX.


fonte: http://www.institutocarbonobrasil.org.br/?id=735028

Nenhum comentário:

Postar um comentário