domingo, 29 de setembro de 2013

BRASIL SE DESTACA COM SUSTENTABILIDADE NA CONSTRUÇÃO CIVIL


Crédito: John Takai / Deposit Photos

A construção civil brasileira está despontando mundialmente em questão de sustentabilidade. O setor cada vez mais se mostra preocupado em reduzir os impactos das atividades no meio ambiente e, por isso, busca adotar práticas sustentáveis em edificações comerciais e residenciais.
Um dos métodos para aplicar essas ações positivas é por meio da certificação Leadership in Energy and Environmental Design (Leed), em tradução do inglês, Liderança em Energia e Design Ambiental, que garante um selo para o empreendimento que cumprir os quesitos sustentáveis, como uso racional de água, eficiência energética, espaço sustentável e inovações.

A preocupação já rendeu ao Brasil a liderança no ranking de busca pela certificação na América Latina e, também, a quarta colocação no mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, China e Emirados Árabes. Apesar disso, a organização não governamental responsável pela certificação no País, Green Building Council Brasil (GBC Brasil), indica que ainda há muito a ser feito.
Hoje, mais de cem edificações já possuem o selo Leed e mais de 700 estão registradas em busca da certificação. Desde o início do ano, foram mais de 90 registros novos no País para obter o selo. A expectativa da GBC é que, até o final de 2013, 120 empreendimentos recebam a certificação e outros 900 sejam registrados, sendo 50% de escritórios e edificações comerciais.
Além de contribuir com o meio ambiente, as construções sustentáveis também trazem benefícios econômicos, como a redução de 8% a 9% no custo operacional e valorização de 10% a 20% no preço de venda, mesmo custando de 1% a 7% mais do que uma construção comum.
Um fator relevante proporcionado pelo selo Leed é a redução no gasto de água, que pode chegar a 50%, com o uso de torneiras inteligentes, descargas de duplo acionamento e reaproveitamento da água da chuva. A medida é expressiva e relevante já que a indústria da construção civil consome 21% de toda a água tratada do planeta.
O consumo de energia também cai consideravelmente com a certificação, podendo alcançar 30%, além da redução de 80% dos resíduos sólidos e de até 35% nas emissões de gases de efeito estufa.
O selo Leed possui três níveis de classificação, sendo prata, ouro e platina, a depender da avaliação alcançada com o uso de medidas sustentáveis no empreendimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário