sábado, 24 de novembro de 2012

Embarque nas Trilhas da Caatinga conta agora com Roteiro Integrado de Viagem


Além de poder explorar de forma sustentável a Caatinga em trilhas ecológicas, agora os visitantes poderão conhecer os costumes e experimentar comidas típicas da região com serviço personalizado desenvolvido pela Associação Caatinga Foto: Cid Barbosa


Agora os adoradores de trilhas, natureza e meio ambiente poderão contar com uma opção completa de passeio pelo interior do Ceará. A Associação Caatinga lançou o Roteiro Integrado de Viagem do Projeto Embarque nas Trilhas da Caatinga. Além de continuar contando com a orientação em trilhas ecológicas, serviço já disponibilizado pelo projeto, agora os visitantes também podem conhecer de forma mais adequada a cultura das comunidades sertanejas do entorno da Reserva Natural Serra das Almas, em Crateús.

Realizada com o incentivo da TAM Linhas Aéreas, na Reserva Serra das Almas, em Crateús, e pontos turísticos da região, a iniciativa auxilia tanto os visitantes que pretendem conhecer a Caatinga quanto beneficia diretamente as comunidades envolvidas.
“Procuramos desenvolver algo que atenda aqueles que gostariam de conhecer a Caatinga que – apesar de muitos terem outra ideia – não é feita apenas de seca, possui muitas riquezas tanto da flora quanto da fauna em uma mata conservada”, explica o secretário executivo da Associação Caatinga, Rodrigo Castro.
“Além disso, trabalhamos na preparação de serviços de comércio, artesanato e alimentação para receber estas pessoas que querem saber na prática como funciona a vida nas comunidades rurais. É um tipo de turismo totalmente diferenciado do que podemos encontrar em outras localidades”, acrescenta.
Castro afirma, ainda, que a Caatinga possui uma biodiversidade muito grande, formada principalmente por répteis, anfíbios, mamíferos e aves. “Toda essa riqueza é um forte atrativo, além de possível fonte de renda para as comunidades que vivem nessa região, desde que as visitas aconteçam de forma sustentável e planejada”, conclui o biólogo.
Interessados poderão visualizar o Roteiro Integrado de Viagem no site da Associação Caatinga e fazer seu próprio passeio. O roteiro e mais informações sobre este e outros projetos estão em www.acaatinga.org.br.
Projeto Embarque nas Trilhas da Caatinga
O processo de construção do projeto contou com duas fases: a capacitação de Condutores de Trilhas e a definição de alguns pontos para receber clientes, além da adequação destes locais.
No primeiro momento, durante seis meses, 30 pessoas foram capacitadas conforme as exigências da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), por consultores da área do Turismo. A partir desta formação, os Condutores de Trilhas auxiliam os visitantes nas trilhas da Reserva Natural Serra das Almas e no entorno com roteiros turísticos, de forma adequada.
Na segunda fase, foram definidos pela Associação Caatinga mais quatro pontos, além da Reserva Natural Serra nas Almas, chamados de Grupos Produtivos. Estes locais foram escolhidos a partir de uma consultoria especializada em Turismo Comunitário e adequados conforme resultado de estudo realizado pela mesma empresa. Após esta definição, os estabelecimentos receberam adequação de infraestrutura, além de instrução para melhor receber e atender aos turistas.
Associação Caatinga
A organização não-governamental cearense é a responsável pela campanha que levou o Tatu-bola a mascote da Copa do Mundo de 2014. Criada com o apoio do Fundo Samuel Johnson para Conservação da Caatinga, a Associação Caatinga desenvolve projetos de apoio à criação e à gestão de áreas protegidas, preservação de espécies em extinção, restauração florestal, educação ambiental e disseminação de tecnologias sustentáveis. A instituição busca um maior reconhecimento das riquezas e belezas da Caatinga, única floresta exclusivamente brasileira.

fonte: blogs.diariodonordeste.com.br/gestaoambiental

Nenhum comentário:

Postar um comentário