quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Empresa brasileira lança escova biodegradável


Com design anatômico, o cabo é totalmente biodegradável. | Foto: Dr. Veit Produtos Oral Care


Uma escova biodegradável foi lançada por uma empresa brasileira. O produto é feito com matéria prima renovável e foi desenvolvido por dentistas.
Com design anatômico, o cabo é totalmente biodegradável, o que substitui as tradicionais escovas de plástico. A vantagem ambiental não desqualifica sua capacidade de higienização.

O formato da escova permite alcançar os dentes mais distantes e as cerdas são macias, arredondadas e polidas, ou seja, a qualidade também é garantida. A empresa Dr. Veit Produtos ressalta que as cerdas não são biodegradáveis.
Batizada de Dr. Veit Bio, a escova demora seis meses para se decompor, se descartada em ambiente de compostagem. Já as escovas deixadas no meio ambiente, sujeitas às condições climáticas, podem demorar quatro anos.
A empresa percebeu que em termos ambientais algo deveria ser feito para amenizar o impacto ambiental do descarte e iniciou o projeto em 2009. “Várias pesquisas sobre consumo indicam que, a cada ano, em média, as pessoas trocam de escovas de dente quatro vezes. São 26 bilhões descartados todo ano no mundo. Só no Brasil isso representa um consumo de 768 milhões de escovas, com o descarte gerando forte impacto ambiental, porque o plástico convencional dura até 400 anos”, explicou o CEO da Dr.Veit Produtos Oral Care, Avelino Veit, ao Jornal do Brasil.
Para desenvolver as escovas, as pesquisas começaram a ser feitas em centros acadêmicos e indústrias. O problema inicial ficou por conta da matéria-prima a ser utilizada. “Só chegávamos ao material à base de amido de milho, que, para o consumidor, tem um grande inconveniente: derrete-se fácil demais. Você começa a usar e, no terceiro dia, a escova, por sua porosidade e outros fatores, já se derrete. Não adianta, porque não é completamente sustentável segundo critérios mais amplos”, explica Veit.
A companhia a se juntou a empresa francesa que fabrica produtos à base de ácido polilático, material de alta resistência derivado de fontes renováveis. “O bacana desse material é que você consegue usar sua escova sem que ela se derreta rapidamente e, quando descartada no meio ambiente, num vazadouro tecnicamente adequado, em dois anos ela se degrada”, afirma Veit.
fonte: ciclovivo.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário