sábado, 23 de março de 2013

ABU DHABI GANHA A MAIOR USINA DE ENERGIA SOLAR DO MUNDO



Crédito: divulgação

Foi inaugurada no último domingo (17), em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos, a Shams 1, maior usina de Energia Solar Concentrada do mundo.
Segundo Sultan al-Jaber, diretor da Masdar-Abu Dhabi, uma das parceiras do projeto, a Shams 1poderá fornecer energia a 20 mil residências. Ele ainda afirma que o sucesso de seu funcionamento se dá ao fato de estar localizada em uma das regiões mais ensolaradas e quentes do mundo.
“Mediante a concentração de calor procedente dos raios solares em tubos onde circula um óleo sintético, a Shams 1 produz vapor que movimenta uma turbina, gerando eletricidade. O projeto solar usa um sistema para aumentar a temperatura do vapor ao entrar na turbina, o que aumenta a eficiência do ciclo”.
A Masdar-Abu Dhabi detém 60% do projeto, enquanto a francesa Total e a espanhola Abengoa Solar possuem 20% cada.
A inovação, que custou US$ 600 milhões, garantirá à Masdar a produção de 10% da energia solar concentrada do mundo.
“Os Emirados são hoje o primeiro país do Oriente Médio, membro da OPEP, a investir nas energias renováveis, apesar de suas riquezas em hidrocarbonetos”, afirmou o diretor da Masdar.
Abu Dhabi é o mais mais rico dos sete reinos que compõem a federação dos Emirados Árabes Unidos e dispõe de reservas de petróleo de 98,2 bilhões de barris, ou seja, 95% das reservas da federação.
Abu Dhabi quer ser a capital regional de energias renováveis, razão pela qual decidiu abrigar a sede da Agência Internacional para as Energias Renováveis (Irena).

FONTE: http://www.fecomercio.com.br/sustentabilidade/2013/03/abu-dhabi-ganha-a-maior-usina-de-energia-solar-do-mundo/


Nenhum comentário:

Postar um comentário