sábado, 23 de março de 2013

BRASIL É REFERÊNCIA MUNDIAL NA PRODUÇÃO DE PÁS EÓLICAS




Poucas pessoas sabem, mas o Brasil sedia a segunda maior fabricante de pás eólicas do mundo, peças que formam os geradores de energia limpa a partir do vento.
Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a energia eólica corresponde a apenas 1,5% de nossa matriz energética. Motivo que levou o Brasil a exportar essa tecnologia para países como China, EUA e Alemanha, que apostam em energia sustentável.

Um exemplo disso é a empresa brasileira Tecsis, que não teve oportunidade de destacar-se no setor no país, mas  tornou-se líder absoluta no mercado norte-americano. “Uma turbina eólica que hoje está em funcionamento na Alemanha geraria três vezes mais energia no Ceará ou na Bahia pelo mesmo custo”, afirmou Bento Koike, presidente da Tecsis, em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo.
Koike também afirmou que a parceira em 2006 com a General Eletric, multinacional norte-americana, resultou em grandes negociações com empresas brasileiras “além de exportarmos nossos produtos para clientes como Enron Wind Corporation e Siemens, hoje também trabalhamos com o Vale do Rio Doce e Petrobras”.

FONTE: http://www.fecomercio.com.br/sustentabilidade/2013/03/brasil-tambem-e-referencia-mundial-na-producao-de-pas-eolicas/

Nenhum comentário:

Postar um comentário