sábado, 23 de março de 2013

Sistema Coca-Cola Brasil possui o menor índice de uso de água da indústria brasileira de bebidas

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Foto: Marco Simões (Coca-Cola Brasil) e Édison Carlos (Instituto Trata Brasil)
Na semana em que se comemora o Dia Mundial da Água, a Coca-Cola Brasil reafirma seu compromisso em prol da sustentabilidade hídrica. Essa é uma preocupação antiga da Coca-Cola Brasil que nos últimos dez anos reduziu em 25% a quantidade de água por litro de bebida produzida, tendo o melhor índice da indústria de bebidas. A empresa está fortemente engajada em liderar ações para proteger as fontes de água, promover o seu uso racional e conservação. Para marcar a data, a Coca-Cola Brasil assina parceria com o Instituto Trata Brasil e realiza uma intervenção urbana itinerante no Rio de Janeiro.


Nesta quarta-feira (20), a Coca-Cola Brasil assinou acordo de associação ao Instituto Trata Brasil, iniciativa de responsabilidade socioambiental que visa à mobilização dos diversos segmentos da sociedade para garantir a universalização do saneamento básico no País. A associação reafirma o compromisso da empresa com o debate a cerca do saneamento no país. “Para nós, o Instituto é a organização independente mais respeitada e com o maior conhecimento acumulado na área de saneamento do país. Acreditamos que o cenário brasileiro no campo do saneamento melhorará com a união da iniciativa privada aos esforços do governo e também com a participação da sociedade”, afirma o vice-presidente de Comunicação e Sustentabilidade da Coca-Cola Brasil, Marco Simões.

A Coca-Cola Brasil já era apoiador institucional do Trata Brasil desde o início, em 2007. A partir de agora, ela é membro efetiva, associada ao órgão. Para o presidente do Instituto trata Brasil, ter a Coca-Cola Brasil no quadro de associados é motivo de orgulho e de ainda mais responsabilidade. “Somos sabedores da seriedade com a qual a empresa trata seus assuntos relacionados ao meio ambiente e a água. Isso reforça ainda mais nosso desafio de propor estudos e ações para o desenvolvimento do saneamento no Brasil”, afirmou o presidente do Instituto Trata Brasil, Edison Carlos, durante a assinatura do acordo.

No Dia Mundial da Água (22) a Coca-Cola Brasil e o estúdio critativo Moove House vão instalar chuveiros fictícios com fios de silicone que imitam água, no Rio de Janeiro. O intuito da intervenção urbana itinerante é chamar atenção da população sobre o desperdício. A reação das pessoas ao se depararem com o chuveiro, supostamente aberto, será registrada em um vídeo parte da campanha de conscientização da Coca-Cola Brasil. Um chuveiro aberto por 15 minutos consome cerca de 240 litros por dia ou 88 mil litros por ano.

Coca-Cola possui melhor índice de uso de água da indústria de bebidas

O Sistema Coca-Cola Brasil reduziu na última década 25% do volume de água utilizado no processo de fabricação de seus produtos no ano de 2012, alcançando a marca de 1,91 litro para cada litro de bebida produzida. Segundo Ilton Azevedo, diretor de Meio Ambiente da empresa, “a água é o principal ingrediente das nossas bebidas e, por isso, tem papel destacado no gerenciamento dos nossos processos industriais. Também é um insumo fundamental para o cultivo das matérias-primas agrícolas utilizadas nos nossos produtos – por exemplo, o açúcar e os sucos. Esta é a razão pela qual estamos tão fortemente engajados em liderar ações para proteger as fontes de água, promover o uso racional da água e a sua conservação. A meta mundial da The Coca-Cola Company é neutralizar a nossa pegada de água até 2020, devolvendo à natureza toda a água que incorporamos aos nossos produtos”.

A plataforma de sustentabilidade da Coca-Cola Brasil, a Viva Positivamente, tem entre suas ações prioritárias o uso eficiente e racional da água, sempre de acordo com a política mundial para recursos hídricos seguida pela empresa, baseada em três “Rs”: Reduzir a água usada na produção de bebidas; Reciclar a água residual do processo para outros usos; e Repor a água às comunidades e à natureza.

Nos 16 fabricantes de Coca-Cola no Brasil, o programa “Água Limpa” trata da qualidade da água que é devolvida à natureza pelos fabricantes e da economia na utilização deste bem cada vez mais escasso no planeta. Atualmente, por exemplo, fabricantes e a sede da empresa no Rio de Janeiro utilizam o sistema de captação de água da chuva, inclusive como fonte bruta no processo industrial, o que possibilita a redução em até 3% na média de consumo.

FONTE: http://www.plurale.com.br


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