quarta-feira, 6 de março de 2013

Manter as florestas tropicais pode ser essencial para a circulação atmosférica no planeta

O que ‘cria’ o vento? Alguém vai dizer que as diferenças de temperatura são fundamentais. O ar quente sobe e é substituído por um ar mais fresco surgindo em baixo. Só que, talvez, a explicação encontrada em nos livros pode ser simplista. E se, em vez disso, os ventos que impulsionam a circulação atmosférica forem criados principalmente pela condensação de umidade? Muito disso ocorre sobre as florestas tropicais, com a água que evapora ou é transpirada das árvores (evapotranspiração). Os físicos e engenheiros florestais por trás dessa ideia controversa dizem que a derrubada das florestas tropicais podem reduzir os ventos e, por consequência, as chuvas.


O processo físico em si não está em discussão. Sempre que o vapor de água condensa-se para formar gotas, o seu volume é reduzido, diminuindo a pressão. Ar se move, criando vento. Os cientistas do clima sempre consideraram isso como um efeito trivial. Esta é crítica principal a esta teoria, desde que foi apresentada pela primeira vez há quatro anos. “Este não é um efeito misterioso. Ele é pequeno e incluído em alguns modelos atmosféricos”, diz Isaac Held do National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA), em Princeton, Nova Jersey.

Mas Anastassia Makarieva, da Universidade de São Petersburgo, na Rússia, dizque os gradientes de pressão “nunca ter receberam uma investigação teórica”. Seus cálculos sugerem que a condensação de bilhões de litros de água acima de florestas gigantes produzem um efeito gigante.

O co-autor do artigo “Where do winds come from? A new theory on how water vapor condensation influences atmospheric pressure and dynamics”, Douglas Sheil, da Southern Cross University, em Lismore, Austrália, diz que os críticos ainda têm de explicar por que eles acham que Makarieva está errado. Até por que, ele disse, “isso parece um poderoso mecanismo que rege os padrões climáticos ao redor do mundo”.

Judith Curry, do Instituto de Tecnologia da Geórgia, um dos autores do livro didático ‘Thermodynamics of Atmospheres and Oceans’, é encorajador. “O processo que descreve é fisicamente correto”, disse ela. “A questão principal é a sua magnitude relativa em comparação com outros processos.”

Ninguém duvida que as florestas ‘reciclam’ a chuva através da evaporação e transpiração. Mas esta é a primeira sugestão de que este processo de reciclagem também influencia até os ventos que sugam o ar úmido do oceano entre os continentes. As implicações são enormes. “Nas teorias padrão, se perdermos as florestas, a precipitação nos interiores continentais geralmente declina de 10 a 30 por cento. Em nossa teoria, é provável um declínio de 90 por cento ou mais”, diz Sheil.

Mas não são apenas más notícias. Se as florestas derrubadas forem replantadas, a teoria sugere, então, que os ventos que geram chuva podem voltar até mesmo para as terras mais áridas. Afinal, o Saara era um pantanal exuberante 6.000 anos atrás.


fonte: http://novo.maternatura.org.br/news.php?news=673

Nenhum comentário:

Postar um comentário