sexta-feira, 1 de março de 2013

Spin Cell: uma placa solar giratória, simpática e eficiente



Esqueça aquela imagem típica de um equipamento grande, plano e estático. Foi criada a Spin Cell, primeira placa solar, digamos, “sedutora” de que se tem notícia. Com tamanho pequeno e forma de cone, a Spin Cell pretende conquistar muitas famílias que desejam reduzir seu gasto energético e oimpacto ambiental que produzem. “Se nós vamos mudar o mundo, bem que ele poderia ser bonito”, é uma das mensagens da empresa que a fabricou, a norte-americana V3Solar*.

Mas a beleza não é o seu principal atrativo. A Spin Cell promete ser mais eficiente do que os painéis solares tradicionais. Como isso pode acontecer? Este pequeno monte células fotovoltaicas consegue captar grande quantidade de energia que irradia do Sol porque seu corpo é giratório, ou seja, capta a luz constantemente, de ângulos variados. Por isso mesmo ocupa espaço pequeno, de apenas um metro quadrado. Segundo sua fabricante, a Spin Cell pode produzir 20 vezes mais eletricidade ao equivalente a mesma área ocupada por uma placa tradicional.
E para completar os atributos da invenção, a empresa estima que sua produção de energia será mais barata do que o convencional. Se os cálculos se confirmarem, cada Spin Cell poderá gerar eletricidade a US$ 0,08 por kWh. Nos Estados Unidos, isso significa dois terços do preço atual da energia.
Muito bom para ser verdade? Bom, a Spin Cell ainda não é uma realidade. O protótipo está recebendo os últimos ajustes para que a placa giratória possa ser fabricada em massa.
Veja no vídeo abaixo (em inglês) como funciona a Spin Cell:
fonte: http://super.abril.com.br/blogs/planeta/spin-cell-uma-placa-solar-giratoria-simpatica-e-eficiente/

Nenhum comentário:

Postar um comentário