domingo, 17 de março de 2013

Instalação de sacolas plásticas em Roma: contra consumismo e poluição




Esta gigante colmeia de sacolas plásticas, com mais de 10 metros de altura, está exposta no MACRO – Museu de Arte Contemporânea de Roma*, na Itália. O idealizador é o artista africano Pascale Marthine Tayou*, que costuma criar instalações com objetos banais do cotidiano.

Para esta obra - Plastic Bags - Tayou escolheu as sacolas plásticas para representar o consumismo e a poluição provocada pela nossa sociedade com esse material. Os sacos coloridos desta obra também são um símbolo da cultura do descarte, na qual muitos objetos têm vida útil curta e logo viram lixo, que muitas vezes é descartado sem preocupação ambiental (saiba mais sobre as ilhas de plásticos nos oceanos, na reportagem Mar plastificado).
A ideia é que os visitantes do museu reflitam sobre seus próprios hábitos de consumo e de descarte. Eis algumas questões-chave paraajudar nesse momento:
- consumo do que realmente é necessário, sem exageros ou desperdícios;
- redução do uso de embalagens e sacolas descartáveis; e
- reciclagem dos materiais que não têm mais uso.
Aproveite essa atmosfera de reflexão e comente sobe o que sentiu ao ver a obra de Tayou. Você acha que a arte é uma boa forma de instigar o debate sobre consumo e lixo?
Quer saber mais sobre como seus hábitos de consumo podem impactar menos o meio ambiente e a sociedade? Leia os 10 caminhos para o consumo consciente, indicados pelo Instituto Akatu. Recusou sacolas plásticas em suas compras? Registre no Contador de Sacolas Descartáveis do Planeta Sustentável!

fonte: http://super.abril.com.br/blogs/planeta/instalacao-de-sacolas-plasticas-em-roma-contra-consumismo-e-poluicao/

Nenhum comentário:

Postar um comentário