segunda-feira, 18 de março de 2013

Redes sociais informam sobre conservação



Chamado recentemente de “capital mundial das redes sociais” pelo Wall Street Journal, o Brasil se destaca também na disponibilização de conteúdo para os internautas interessados em meio ambiente e conservação da natureza. Diversas entidades ligadas à causa conservacionista já têm sólidos perfis no Facebook que se transformam cada vez mais em portais de disseminação do conhecimento.
Juntas, algumas das principais entidades ambientalistas que atuam no país, como a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, a SOS Mata Atlântica, o WWF-Brasil e o Greenpeace Brasil, somam quase 700 mil fãs no Facebook, maior rede de relacionamento no mundo.


Esse é um momento oportuno para as organizações que estão ligadas no ambiente virtual se conectarem com cada vez mais interessados, criando novas formas de comunicação, além do Facebook. A Fundação Grupo Boticário, por exemplo, já estava presente nas cinco principais redes sociais (Facebook, Youtube, Flickr, Twitter e Tumblr) e acaba de inaugurar perfis em mais duas: o Instagram, rede social baseada no compartilhamento de fotos, e o Google +, aposta da empresa Google para reconquistar os usuários que deixaram de acessar o Orkut.
“A Fundação Grupo Boticário está ampliando sua presença nas redes sociais, pois essa é uma das melhores formas de levar a causa da conservação da natureza a cada vez mais pessoas de forma dinâmica e rápida. Queremos sensibilizar as pessoas para as questões ambientais, potencializando nossa visão por meio da aproximação desse tema ao dia a dia dos internautas”, explica Malu Nunes, diretora executiva da instituição.

Presença nas redes sociais
Em 2012, em todas as redes nas quais atua, a Fundação Grupo Boticário obteve mais de 45 mil interações, entre compartilhamentos e curtidas no Facebook, retweets e mensagens diretas no Twitter, comentários no Tumblr e visualizações no Youtube. Nesse mesmo ano, o Facebook e o Twitter da Fundação conquistaram mais de 15 mil novos fãs e seguidores – o que representa um aumento de 109% com relação a 2011.
Outra forma de contato com os interessados em conservação da natureza que tem se mostrado assertiva é a presença na rede de blogs Tumblr. Chamado de Direto da Reserva, e conquistando, em média, duas mil visitas mensais, essa iniciativa é um blog dedicado exclusivamente a notícias sobre as duas Reservas Particulares do Patrimônio Natural administradas pela Fundação Grupo Boticário: Salto Morato, localizada na Mata Atlântica, em Guaraqueçaba (PR), e Serra do Tombador, localizada no Cerrado, em Cavalcante (GO).
“A estratégia nesses canais é atrair tanto pessoas relacionadas ao campo do meio ambiente, a exemplo de biólogos e profissionais de unidades de conservação, como pessoas da sociedade em geral”, destaca Malu Nunes.

fonte; http://www.fundacaogrupoboticario.org.br/pt-br/paginas/novidades/detalhe/default.aspx?idNovidade=494

Nenhum comentário:

Postar um comentário