domingo, 14 de abril de 2013

A mil dias do fim do prazo de implementação dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio




No dia 5 de abril passado, as Nações Unidas marcaram um momento vital na história do maior e mais bem-sucedido esforço de combate à pobreza: os mil dias para atingir a data prevista para a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMs). O primeiro resultado da campanha foi que ontem, 13 de abril, a página ONU Brasil no Facebook ultrapassou 60 mil curtições.

Os oito ODMs foram criados no ano de 2000, quando os líderes mundiais se reuniram nas Nações Unidas e concordaram em reduzir pela metade a pobreza mundial e a fome, diminuir a mortalidade materna e infantil, lutar contra as doenças, melhorar o saneamento básico, oferecer educação para todos e ampliar as oportunidades para as meninas e mulheres.
Alguns dos ODMs foram atingidos globalmente. A redução das taxas de pobreza pela metade foi alcançada e, nos últimos 12 anos, 600 milhões de pessoas saíram da pobreza extrema. A meta de reduzir pela metade a proporção de pessoas sem acesso a água potável foi cumprida, assim como a meta de melhorar significativamente a vida de pelo menos 100 milhões de moradores de favelas.
No Brasil, muitos dos ODMs também foram cumpridos. A meta de reduzir a fome e a pobreza extrema foi alcançada pelo Brasil em 2002. Em 2007, a meta nacional de reduzir a porcentagem de pobres a um quarto da de 1990, apesar de mais ambiciosa, também foi cumprida e superada em 2008, segundo o Governo. E o País também se tornou referência mundial no combate ao HIV/Aids.
No entanto, para que este sucesso continue e se acelere, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pede à comunidade internacional que aumente os investimentos direcionados a saúde, educação, energia e saneamento; capacite mulheres e meninas; tenha foco nas pessoas mais vulneráveis; e mantenha os compromissos de ajuda.
“Os ODMs têm provado que objetivos de desenvolvimento globais focados podem fazer uma profunda diferença”, disse Ban. “O sucesso nos próximos mil dias não só irá melhorar a vida de milhões, mas nos ajudará a planejar além de 2015 e enfrentar os desafios do desenvolvimento sustentável”, declarou.
Todos podem participar
As redes sociais  desempenham um papel importante na comemoração do marco. No dia 5 de abril, a ONU e diversos parceiros promoveram mil minutos consecutivos de engajamento digital através da hashtag #MDGmomentum no Twitter para unir o mundo e redobrar esforços para atingir os oito Objetivos, à medida que o ano de 2015 se aproxima.
Ações nas redes sociais no Brasil
No Brasil, a ONU promoveu ações no Facebook e Twitter em que o público foi o principal colaborador.
De 5 até 12 de abril, qualquer pessoa pôde mandar por mensagem (pelo Facebook) ou pela hashtag #Pos2015 (pelo Twitter, além da #MDGmomentum) uma foto ou vídeo (de até 1 minuto) representando as melhorias e desafios na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio em suas comunidades e áreas de atuação.
A equipe de comunicação da ONU selecionou de uma a duas mensagens por dia e publicou em seus perfis oficiais: www.facebook.com/ONUBrasil e www.twitter.com/ONUBrasil
Saiba mais sobre os oito ODMS em www.pnud.org.br/ODM.aspx
Conheça todas as iniciativas que estão sendo organizadas no site www.un.org/millenniumgoals ou, em português, em www.onu.org.br/1000dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário