quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Água da Terra veio do choque de asteroides, afirma estudo

A origem da água no sistema solar é uma questão debatida há décadas pelos cientistas. Um estudo do final de 2011 afirmou que a água da Terra provavelmente veio de cometas. Porém, novo estudo do Instituto Carnegie, nos Estados Unidos, publicado em 12 de julho, mostra que a água do sistema solar provavelmente veio do choque de asteroides.


Os pesquisadores conseguiram restringir possíveis candidatos a origem da água. A análise mostrou que a origem da água viria de parte mais interna do sistema solar, de algo mais próximo da Terra. “Se objetos da parte mais externa do sistema solar como cometas não são as fontes dos elementos voláteis da Terra, provavelmente eles vem de asteroides”, afirmou Alexander Conel, um dos autores do estudo, da Instituto Carnegie de Washington, nos Estados Unidos.

Os pesquisadores buscam respostas sobre a origem não só da água, mas também da vida no planeta. Esses objetos que colidiram com a Terra teriam trazido elementos essenciais à vida, como o hidrogênio, o nitrogênio e o carbono – chamados de “voláteis” –, e possivelmente teriam carregado também material orgânico.

Os especialistas do Instituto Carnegie, em Washington, nos Estados Unidos, analisaram os átomos de hidrogênio presentes na água para tentar descobrir de onde ela veio. Cada átomo tem pequenas variações no número de partículas, que são os chamados isótopos.

O hidrogênio tem um isótopo mais pesado que ele, chamado deutério. A proporção entre a quantidade de deutério e de hidrogênio encontrada na água aponta onde a água analisada se formou. Quanto mais distante fosse do Sol a origem da água, mais deutério ela teria.

A equipe de pesquisadores liderada por Conel Alexander analisou amostras de água presente em meteoritos conhecidos como condritos carbonáceos. Essa água tem muito menos deutério do que era esperado, o que indica que eles vieram do cinturão de asteroides entre Marte e Júpiter, e não de cometas situados além de Júpiter, como se pensava.


fonte: http://novo.maternatura.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário