quinta-feira, 2 de agosto de 2012


Gafanhotos estressados pioram a qualidade do solo e emitem mais carbono, diz pesquisa

gafanhoto.jpg
O que é preciso para manter um solo saudável com boa produtividade? A tendência é que entre todas as respostas possíveis, muitos sequer imaginaram a opção: deixar os gafanhotos tranquilos. É que este inseto, quando estressado, pode alterar a qualidade do solo, além de emitir uma maior quantidade de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera, pela decomposição.

Essa constatação foi realizada por cientistas das universidades Hebraica de Jerusalém e Yale. Segundo eles, o estresse altera a quantidade de nitrogênio no corpo dos gafanhotos, substância que o leva a comer plantas mais açucaradas e, consequentemente, afetar o estado do solo.
Os pesquisadores afirmam que um dos fatores que mais contribuem para o desenvolvimento de estresse nos gafanhotos é a grande presença exagerada no seu habitat de aranhas, inimigas naturais do inseto.
Um dos líderes do estudo, Dror Halwena, da Universidade Hebraica de Jerusalém, destaca a importância do homem não interferir na dinâmica da natureza, colocando ou retirando espécies de determinada área, visto que não se conhece todas as consequências de tal ato.
Com informações da Exame


fonte: http://www.ecodesenvolvimento.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário