quarta-feira, 15 de agosto de 2012


Gestão do Conhecimento no Semiárido do Brasil
Programa envolve seis estados da região Nordeste e tem como foco o desenvolvimento rural
Por meio de atividades de gestão do conhecimento, o Programa Semear buscapromover o fortalecimento e disseminação de saberes, inovações e práticas bem-sucedidas, que possam ser adotados e replicados pela população rural para melhorar suas condições de vida.

“A partir da promoção do acesso a conhecimentos científicos e da valorização de saberes locais, serão articuladas e fortalecidas redes de colaboração e aprendizagem em temas como inovações produtivas e tecnológicas, manejo dos recursos naturais e mudanças climáticas e negócios rurais”, conta Léa Vaz Cardoso, uma das coordenadoras do Programa.

Ainda em 2012, serão realizadas duas rotas temáticas estratégicas envolvendo os parceiros do Programa. “Essa metodologia já foi aplicada em outros países da América do Sul, da África e da Ásia. No Brasil, será implementada pela primeira vez com o apoio técnico da Procasur, organização chilena idealizadora das rotas de aprendizagem”, explica.

Dentre as atividades que serão realizadas no âmbito do Semear, estão a sistematização de conhecimentos e boas práticas e a construção de plataforma de talentos locais que tenham desenvolvido tecnologias e práticas inovadoras, além da promoção de seminários e oficinas temáticas, visitas de intercâmbio, estágios individuais de aprendizagem e feiras de saberes. “A ideia é socializar as lições aprendidas e fortalecer a articulação entre os diferentes atores do desenvolvimento rural”, afirma Ângela Brasileiro, que divide com Léa a coordenação do Programa.

O Semear é executado pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), com co-financiamento do FIDA e da Agência Espanhola para Cooperação Internacional (AECID).

fonte: http://iicaforumdrs.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário