segunda-feira, 20 de agosto de 2012


Bisfenol-A (BPA), presente em embalagens de plástico, pode causar estreitamento das artérias, diz estudo

Bisfenol-A (BPA)
Bisfenol. Infográfico Correio Braziliense


Bisfenol-A (BPA), componente presente em embalagens de plástico e de lata, pode causar o estreitamento das artérias, segundo estudo. Matéria do UOL, com informações complementares do EcoDebate.
No Brasil e em outros países, o uso da substância foi proibido em mamadeiras, já que estudos o associaram a doenças como câncer.

O novo estudo [Urinary Bisphenol A Concentration and Angiography-Defined Coronary Artery Stenosis], publicado na PLoS One, foi conduzido por pesquisadores das universidades de Cambridge e de Exeter. Eles analisaram os níveis de BPA na urina de 591 pessoas, das quais 385 tinham estreitamento severo das artérias e 86 apresentavam o problema em grau moderado.
Os pesquisadores encontraram uma associação entre níveis mais altos de BPA na urina e o risco aumentado de estreitamento severo das artérias.
Quanto maior o estreitamento, maior o bloqueio da circulação sanguínea. Segundo cardiologistas, o quadro pode gerar sintomas como dor no peito e, em casos mais graves, deflagrar um ataque cardíaco.
Este não é o primeiro estudo a ligar o BPA a risco de doença coronariana. Uma pesquisa recente publicada no periódico Circulation também fez a associação. Apesar disso, os estudiosos reiteram que outros fatores, como fumo e obesidade, também têm um papel importante no desenvolvimento de eventos coronarianos.
Outro estudo [Short-Term Treatment with Bisphenol-A Leads to Metabolic Abnormalities in Adult Male Mice] publicado no PLoS ONE também mostrou uma ligação entre o BPA e o risco aumentado de diabetes, pelo menos em animais.
Melzer D, Gates P, Osborn NJ, Henley WE, Cipelli R, et al. (2012) Urinary Bisphenol A Concentration and Angiography-Defined Coronary Artery Stenosis. PLoS ONE 7(8): e43378. doi:10.1371/journal.pone.0043378
Batista TM, Alonso-Magdalena P, Vieira E, Amaral MEC, Cederroth CR, et al. (2012) Short-Term Treatment with Bisphenol-A Leads to Metabolic Abnormalities in Adult Male Mice. PLoS ONE 7(3): e33814. doi:10.1371/journal.pone.0033814
fonte: www.ecodebate.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário