quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Bateria instalada em sapatos capta e armazena a energia do impacto

O grande diferencial da ideia é que o sistema não necessita de qualquer fonte de extensão externa. l Foto: Phys.org

Pesquisadores do Instituto de Tecnologia da Geórgia, nos Estados Unidos, desenvolveram uma pequena bateria capaz de captar e armazenar energia limpa, obtida a partir do impacto.

A tecnologia foi apresentada em um estudo recente publicado na Nano Letters. Em declaração ao site Phys.org, Zhong Lin, um dos pesquisadores, explicou que o “projeto introduz uma nova abordagem na tecnologia de bateria fundamentalmente nova na ciência”.
O cientista ainda alerta sobre a amplitude da ideia, que consiste em ter uma bateria capaz de exercer duas funções, normalmente independentes: captação e armazenamento de energia. Tradicionalmente são utilizados dois sistemas, específicos para cada uma dessas etapas. A novidade descarta esta necessidade, deixando a obtenção de energia mais prática e acessível.
O trabalho dos pesquisadores começou a ser feito com o uso de uma bateria de íon-lítio em formato de moeda, que foi adaptada para receber o material piezoelétrico, PVDF. Assim, quando a bateria sofre uma pressão o PVDF gera uma carga, que é automaticamente armazenada.
O grande diferencial da ideia é que o sistema não necessita de qualquer fonte de extensão externa. Para torná-lo ainda mais prático e útil, os cientistas testaram o uso na sola de sapatos. A descoberta foi de que o simples impacto de uma caminhada é suficiente para gerar energia de forma mais eficiente que os sistemas tradicionais.
A nova tecnologia é ideal para recarregar pequenos dispositivos móveis, como celulares e mp3. Os cientistas ainda pretendem fazer novos testes para que o equipamento seja mais eficiente na produção de energia renovável. Com informações do Phys.org.
fonte: ciclovivo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário