sexta-feira, 31 de agosto de 2012


Vantagens e impactos ligados aos biocombustíveis

Por Gabriela Machado 
biocombustivel2

Algumas vantagens dos biocombustíveis em relação aos impactos ambientais, econômicos e políticos convivem com críticas dos que condenam sua produção.
Assim, para entender os motivos dos investimentos anuais de bilhões em qualquer moeda que seja, feitos especialmente pelo Brasil, o maior produtor mundial, é necessário conhecer os principais fatores que posicionam esses cultivos de maneira estratégica na agenda de muitos países.
Algumas vantagens relacionadas aos biocombustíveis :

  •    Maior economia de combustível:
Aqui no Brasil, nossa opção de biocombustível é o já conhecido álcool, ou etanol, feito a partir da biomassa (matéria orgânica que gera combustão e combustível) da cana de açúcar. O etanol é voltado para alimentar veículos de passeio e tem maior rendimento que a gasolina, principalmente em áreas de trânsito urbanas, atingindo uma economia de 30% no consumo diário. O biodiesel promove uma economia similar, mas em veículos de carga.
  •  Um recurso  renovável:
O material cru do biodiesel tem origem vegetal. Assim, pode ser replantado, considerando os limites de produtividade de cada tipo de solo em uso – em contraste ao estoque em declínio de combustíveis fósseis. Outra opção é a gordura animal.
  •  Redução de malefícios para o meio ambiente e a saúde humana:
O processo de refinamento do petróleo expele diversos componentes tóxicos no ar, como o benzeno e o formaldeído. Em refinarias pouco estruturadas, o processo pode ser danoso ao meio ambiente, ao contrário da transformação da biomassa em energia, que apesar de gerar resíduos, é menos poluente. A queima do biodiesel como combustível produz 80% menos toxinas e tem mais potência energética, com menor necessidade de queima em comparação à gasolina. Essa média contribui para um menor impacto na saúde dos habitantes de cidades e do meio ambiente natural do entorno.
  •  Reduz a dependência de combustíveis fósseis:
Países que não possuem estoques naturais de petróleo ou infraestrutura de refinarias podem se beneficiar com programas de cultivo de biocombustíveis e fortalecer sua economia interna.
Principais desvantagens relacionadas aos biocombustíveis:
  •     Biocombustíveis x alimentação
A maior crítica que a alternativa recebe – especialmente em países como os Estados Unidos onde o biodiesel é produzido à base de milho – é com relação ao impacto nos preços dos alimentos. Como é mais rentável direcionar as produções de milho e soja à venda para transformação em combustível, os grãos que se destinam à alimentação viram commodities com preços superfaturados.
  •     O fator ambiental:
O plantio de soja, mamona, cana de açúcar, trigo e milho pedem muitas vezes a destruição de florestas para possibilitar a áreas cultiváveis. Há um alto gasto de água para a irrigação – ao mesmo tempo em que um terço da humanidade padece por falta do recurso, segundo dados das Nações Unidas. Com as monoculturas, também há perda de diversidade biológica.
  • A engenharia genética:
O setor recebe investimentos pesados em pesquisas de engenharia genética para que sejam criados grãos mais resistentes e eficientes energeticamente. Diversas linhas de estudo condenam as chamadas “gerações” de grãos, por representarem um processo de artificialização das espécies e uma ameaça à segurança de cultivos vizinhos não alterados.
fonte: style.greenvana.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário